Cuidar da saúde ainda é a melhor forma de evitar doenças! Saiba o que fazer

O nosso estilo de vida influencia a nossa saúde, e as escolhas erradas podem favorecer o desenvolvimento de doenças graves. E, como já dizia a sabedoria antiga, “prevenir é melhor do que remediar”.

Pensando nisso, preparamos uma lista com dicas de como evitar doenças com pequenas mudanças de hábitos. Confira!

Pratique exercícios físicos

O sedentarismo é um fator de risco para o desenvolvimento de diversos tipos de doença, como diabetes, hipertensão, problemas cardíacos e até mesmo câncer.

Por outro lado, a prática de exercícios físicos proporciona inúmeros benefícios para a saúde, como controle do peso, redução do estresse e fortalecimento da musculatura — além, é claro, de prevenir todas as doenças citadas.

Pratique exercícios físicos regularmente e incentive a sua família a fazer o mesmo. E lembre-se: idade não é desculpa. Idosos e crianças também podem espantar o sedentarismo.

Tenha uma alimentação saudável

Adote uma dieta equilibrada, com muitos alimentos naturais, como frutas, verduras e legumes. Evite o consumo de alimentos artificiais ricos em açúcares e em corantes, que são extremamente prejudiciais à saúde. Nesse ponto, consultar um nutrólogo pode ser uma excelente ideia.

Durma bem

O sono é fundamental para a manutenção da saúde e do bem-estar. Por isso, é preciso dar uma atenção especial para o seu descanso.

Procure criar uma rotina: deite-se no mesmo horário todos os dias, desligue todos os aparelhos eletrônicos pelo menos meia hora antes de fechar os olhos e evite o consumo de alimentos estimulantes durante a noite, como o café.

Se você tem problemas para dormir frequentemente, procure a ajuda de um médico.

Use filtro solar

Se engana quem pensa que os cuidados com a pele são importantes apenas para a estética. Usar filtro solar diariamente é fundamental para a prevenção de queimaduras e do câncer de pele.

Opte por produtos com base não oleosa e utilize o filtro solar todos os dias, até mesmo quando o céu estiver nublado.

Faça atividades relaxantes

O estresse também pode desencadear inúmeras doenças, como depressão, problemas no coração e síndrome do intestino irritável. Por isso, é importante reservar um tempo na sua agenda para a prática de atividades relaxantes e prazerosas.

Caminhe em um parque, convide amigos para ir ao cinema, frequente aulas de dança ou de artesanato… Nesse ponto, vale usar a criatividade e procurar algo que faça bem para você.

Visite o médico regularmente

Apenas um profissional poderá dizer como está a sua saúde. Visite o seu médico com frequência e faça exames preventivos.

Um simples exame de sangue, por exemplo, pode prevenir inúmeras doenças. E vale lembrar que as doenças que são diagnosticadas precocemente têm mais chances de cura.

O médico também poderá indicar quais são as vacinas que você e os seus filhos precisam tomar para evitar doenças.

Agora que você já sabe como evitar doenças, é hora de adotar novos hábitos e buscar uma vida mais saudável.

Vale lembrar que a prevenção e o acompanhamento médico também são fundamentais para garantir a sua saúde. Então, descubra quais são os exames que você e a sua família precisam fazer.

Deixe um comentário

Por favor, seja educado. Nós gostamos disso. Seu e-mail não será publicado e os campos obrigatórios estão marcados com "*"