As imunizações não são apenas para crianças, pois a proteção de algumas vacinas infantis pode desaparecer com o tempo. Todos nós podemos estar em risco de doença evitável por vacina devido à sua idade, trabalho, estilo de vida, viagem ou condições de saúde.
Por isso, adultos precisam de imunizações para ajudá-los a evitar contrair e espalhar doenças graves que podem resultar em problemas de saúde, faltas ao trabalho, contas médicas e incapacidade de cuidar da família. E os dados são alarmantes: uma pesquisa realizada em 2017 pelo Instituto Ipsos Mori, apontou que 69% dos adultos brasileiros estavam com o calendário de vacinação incompleto.
No post de hoje, separamos uma lista de reforços vacinais necessários na fase adulta:
HEPATITE B: feita em três doses para quem não foi vacinado durante a infância ou nunca teve a doença. Deve-se tomar a segunda dose um mês após a primeira; e a terceira, seis meses depois da segunda.
TRÍPLICE BACTERIANA: DIFTERIA, TÉTANO E COQUELUCHE: na adolescência e na vida adulta é necessário tomar o reforço com a vacina dupla, contra difteria e tétano, a cada 10 anos.
TRÍPLICE VIRAL: SARAMPO, CAXUMBA E RUBÉOLA: Entre 20 e 29 anos: 2 doses com intervalo de 30 dias entre elas. Entre 30 e 59 anos: 1 dose.
GRIPE: anualmente
COVID-19: Atualmente, para a população adulta, é recomendado tomar 3 doses da vacina contra o coronavírus para completar o esquema vacinal.
HPV: está disponível para meninos e meninas de 9 a 14 anos e para pessoas de 9 até 26 anos, incluindo pessoas imunossuprimidas.
Em clínicas particulares, a vacina quadrivalente é disponibilizada para:
Meninas e mulheres de 9 a 45 anos;
Meninos e homens de 9 a 26 anos.
O esquema vacinal é composto por 3 doses. A segunda dose deve ser aplicada 2 meses após a primeira, e a terceira, 6 meses depois da primeira aplicação.
Mantenha a sua saúde em dia. Acesse o nosso site e atualize o seu esquema vacinal hoje mesmo!