O HIV continua sendo uma das ameaças globais à saúde mais sérias de nosso tempo. Em 2020, cerca de 37,6 milhões de pessoas estavam vivendo com HIV no mundo e cerca de 690 mil pessoas morreram de doenças relacionadas à AIDS.
Freqüentemente, os termos HIV e AIDS são usados alternadamente, levando a confusão sobre suas diferenças. Por isso, hoje falaremos sobre a definição e as diferenças de ambos os termos.
HIV significa “vírus da imunodeficiência humana” e pertence a um grupo de vírus denominado retrovírus. O HIV ataca os glóbulos brancos dentro do sistema imunológico. Essas células permanecem infectadas pelo resto de suas vidas. Se não for tratado, o HIV se transformará em AIDS.
Já AIDS significa “síndrome da imunodeficiência adquirida” e às vezes é referida como ‘estágio avançado de HIV’ ou ‘doença avançada de HIV’. Esse é um termo abrangente para as doenças que ocorrem devido à infecção por HIV não tratada por vários anos, quando o sistema imunológico fica gravemente danificado e incapaz de combater infecções. As doenças e os sintomas variam para cada pessoa com AIDS, mas podem incluir infecções com risco de vida e câncer.
A única maneira de descobrir se você tem HIV é fazendo o teste do vírus. Não há teste para AIDS, pois é um conjunto de infecções e doenças que ocorrem por causa da infecção por HIV não tratada.
Por isso, é muito importante manter os exames sempre em dia. Acesse nosso site e agende uma consulta hoje mesmo com os melhores especialistas do Brasil.