Dia Mundial do Coração

A Federação Mundial do Coração, em conjunto com a Organização Mundial de Saúde (OMS), anunciou em 1999 a criação do Dia Mundial do Coração no dia 29 de setembro. 

As doenças cardiovasculares são a causa mais comum de morte em todo o mundo. No Brasil elas representam 30% dos óbitos e de acordo com o cardiômetro já vitimou mais de 250 mil pessoas neste ano.

As principais causas das doenças cardiovasculares – dieta pobre em vitaminas e minerais, falta de exercícios e fumo são consideradas fatores modificáveis. Por isso, com programas de saúde eficientes, essa doença pode ser prevenida.

Foi pensando nisso que separamos para vocês algumas dicas essenciais para manter seu  coração em pleno funcionamento. Confira:

Controle sua pressão arterial: a hipertensão é um importante fator de risco para doenças cardíacas. É importante verificar a sua pressão arterial regularmente – pelo menos uma vez por ano para a maioria dos adultos e com maior frequência se tiver pressão arterial elevada. Tome medidas prática, incluindo mudanças no estilo de vida, para prevenir ou controlar a hipertensão.

Limite o álcool: beber muito álcool pode aumentar sua pressão arterial. Ele também adiciona calorias extras, o que pode causar ganho de peso. Ambos aumentam o risco de doenças cardíacas.

Não fume: O tabagismo aumenta sua pressão arterial e aumenta o risco de ataque cardíaco e derrame.Se você fuma, parar de fumar diminuirá o risco de doenças cardíacas. Você pode conversar com seu médico para obter ajuda para encontrar a melhor maneira de conter o vício.

Controle o estresse: O estresse está relacionado às doenças cardíacas de várias maneiras, principalmente por resultar no aumento da pressão arterial. O estresse extremo pode ser um “gatilho” para um ataque cardíaco. Além disso, algumas maneiras comuns de lidar com o estresse, como comer demais, beber muito e fumar, são ruins para o coração. Algumas maneiras de ajudar a controlar o estresse incluem exercícios, ouvir música, concentrar-se em algo calmo ou tranquilo e meditar.

Existem muitas outras formas de prevenir as doenças cardiovasculares e ter uma vida plena. Você pode pesquisar mais no site do Ministério da Saúde. Além disso, consulte um médico regularmente e faça exames periódicos. Aqui na VidaClass você consegue agendar uma consulta com os melhores cardiologistas do Brasil e, através da plataforma de telemedicina, fazer uma consulta sem sair de casa!

Consulte o nosso site e agende um horário hoje mesmo: www.vidaclass.com.br

Deixe um comentário

Por favor, seja educado. Nós gostamos disso. Seu e-mail não será publicado e os campos obrigatórios estão marcados com "*"