Infodemia: o que é e por que tomar cuidado?

Diariamente somos bombardeados pela internet e redes sociais com uma enorme quantidade de informações sobre os mais diversos assuntos. À medida que a pandemia avança, crescem também a onda de informações erradas ou de curas e conselhos sem fundamento. Com tanta coisa sendo dita, algumas podem, inclusive, colocar a saúde das pessoas em risco. 

À medida que as pessoas procuram respostas, informações falsas infelizmente começam a circular com força total e por conta disso, por exemplo, o compartilhamento de notícias falsas sobre o COVID-19 passou a ser crime na África do Sul

Notícias como a eficácia de remédio de piolho no combate ao Coronavírus, o uso do café para prevenir a doença e alimentos alcalinos como forma de prevenção, são apenas alguns exemplos de desinformação que bombardearam as redes sociais nos últimos dias. 

Tendo tudo isso em vista, recentemente a OMS chamou esse cenário de Infodemia. Mas como separar as notícias verdadeiras das chamadas fake news e evitar a desinformação? 

O primeiro passo é refletir sobre a informação recebida antes de compartilhá-la. Basta fazer uma busca rápida para se certificar da sua veracidade. Além disso, é importante prestar atenção aos fatos e checar se a fonte veio de algum órgão oficial. O site da OMS tem atualizações confiáveis e o Ministério da Saúde criou uma página especificamente sobre as fake news.

Cautela é a palavra principal, pois a desinformação pode se espalhar tão rápido quanto o vírus, mas fazer as perguntas certas pode prevenir a infodemia.

Você também pode se informar através do blog e redes sociais da VidaClass. Além disso, também pode se prevenir e tirar dúvidas com profissionais gabaritados pelo Ministério da Saúde através da nossa plataforma de teleatendimento

Deixe um comentário

Por favor, seja educado. Nós gostamos disso. Seu e-mail não será publicado e os campos obrigatórios estão marcados com "*"