A dor na lombar é uma das razões mais comuns pelas quais as pessoas procuram um médico ou deixam de trabalhar. Além disso, é uma das principais causas de incapacidade no mundo.
Todo mundo já sentiu algum tipo de dor na lombar um dia e, no Brasil, essa é a maior causa de afastamentos no trabalho. Segundo o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), foram registrados mais de 96 mil casos desse tipo em 2018.
Há dois principais tipos de dor na lombar: a primeira delas (aguda) ocorre repentinamente e não dura mais de seis semanas, podendo ser causada por uma queda ou elevação de peso; já a segunda (crônica) dura mais de três meses e pode ser identificada através de um teste ou um estudo de imagem.
As condições comumente ligadas à dor na lombar incluem deformação muscular ou ligamentar, hérnia de disco, artrite e osteoporose entre outras.
Felizmente você pode tomar medidas para prevenir ou aliviar a maioria dos episódios de dores na lombar. Se a prevenção falhar, o tratamento correto e exercícios corporais adequados ajudam a aliviar ou sanar as dores na lombar em poucas semanas.
Aqui, na VidaClass, você tem acesso aos melhores ortopedistas e fisioterapeutas do Brasil e, além disso, pode marcar a sua consulta através de uma plataforma moderna, de maneira prática, rápida e acessível.