Filhos adolescentes: e agora?

Inaugurando o espaço reservado para parceiros VidaClass, a psicóloga clínica e psicopedagoga Ana Lúcia da clínica de psicologia Equilybra traz um artigo explicativo sobre a fase da adolescência, os conflitos e dicas para os pais passarem por esse período dos filhos. Confira!

Eles cresceram, viraram adolescentes. São tantas as preocupações com essa nova etapa da vida dos nossos filhos que as vezes esquecemos de pensar que já passamos por essa fase, e também sentimos na pele todas as dificuldades dessa mudança repentina em nossas vidas. Entretanto, não podemos esquecer que o nosso papel é de fundamental importância para que nossos filhos possam se desenvolver de forma saudável.
Muitos adultos pensam que a adolescência não necessita dos mesmos cuidados dispensados quando os filhos ainda são pequenos. Esse é um grande equívoco: a adolescência é marcada por uma série de mudanças, como físicas, hormonais, sociais. O adolescente já não é mais criança, mas também ainda não é um adulto. A sexualidade está aflorando, responsabilidades aumentam e já tem autonomia para muitas escolhas e decisões, embora ainda não tenha maturidade suficiente para discernir em alguns momentos o certo do errado. Quando criança, aceitava as ordens e orientações de seus pais, mas a adolescência é caracterizada pela necessidade em buscar fora do contexto familiar novas referências e valores e sendo assim, muitas vezes os jovens mostram-se rebeldes diante das normas e proibições dos seus tutores.
O diálogo e o respeito são ferramentas muito importantes para esse momento tão difícil e confuso, tanto para eles como para os genitores.
Através do diálogo e o respeito, conseguimos compreender os anseios de nossos filhos e ao mesmo tempo trabalhar as nossas expectativas e sentimentos, proporcionando um relacionamento sincero e saudável, ou seja, ouvir, tentar compreender e se posicionar de forma equilibrada, favorecendo uma relação estruturada.
Conflitos entre mães e filhos sempre irão existir, e creio que o maior desafio de uma mãe seja conseguir passar para seu filho princípios sem que isso se torne um desentendimento.
Sempre é bom lembrar que afeto, carinho, confiança, atenção, diálogo e principalmente a presença materna na vida do adolescente, são fundamentais para o bom desenvolvimento do caráter e da personalidade dos filhos.
Assim você sempre estará atenta se algo fugir da normalidade do dia a dia deles.
Ao perceber comportamentos como: isolamento social, agressividade e/ou impulsividade excessivas, distúrbios do sono ou da alimentação como comer ou dormir demais ou de menos, entre outros, procure ajuda de um profissional.
O psicólogo de adolescentes irá proporcionar um espaço de confiança para que o jovem possa expor seus medos, receios, conflitos, angustias e sofrimento emocional. Favorece também de forma efetiva a elaboração e superação dos mesmos além de ser facilitador para o reestabelecimento de uma comunicação saudável entre pais e filhos. 
Adolescência é uma fase complicada entre você e seu filho, mas é um período que passa e depois deixa saudades. Faça dessa fase um momento de aproximação e aprendizado.

“Dê a quem você ama: asas para voar, raízes para voltar e motivo para ficar” – Dalai Lama

Ana Lúcia Moreira do Couto CRP -28436-8
Psicóloga Clínica e Psicopedagoga
Clínica Equilybra

Deixe um comentário

Por favor, seja educado. Nós gostamos disso. Seu e-mail não será publicado e os campos obrigatórios estão marcados com "*"