Pesquisas recentes revelaram que um novo teste de urina pode detectar casos agressivos de câncer de próstata que precisam de tratamento até 5 anos antes que outros métodos de diagnóstico.
A pesquisa foi realizada pela Universidade de East Anglia (UEA), em Norwich, Reino Unido, e pelo Hospital Universitário de Norfolk e Norwich (NNUH)
Para desenvolver esse teste único, os pesquisadores analisaram amostras de urina de 535 homens e revelaram que esse teste experimental, chamado Prostate Urine Risk (PUR), pode distinguir quem precisará ou não de tratamento nos primeiros 5 anos de diagnóstico.
Existem muitas maneiras de ajudar a identificar o câncer de próstata. Embora uma biópsia seja a única maneira de diagnosticar definitivamente a doença, existem alguns testes de rastreamento que podem indicar se uma biópsia é necessária.
Por exemplo, o exame de sangue do antígeno específico da próstata (PSA) pode ajudar a detectar a possível presença de câncer de próstata. Os médicos tendem a usar esses resultados, ou uma série de resultados, para determinar se alguém precisa de uma biópsia. Também é possível realizar um exame retal para verificar se há áreas cancerígenas na próstata.
Porém, o teste PUR vai um passo além: identifica a presença de câncer mais cedo que outros testes, também ajuda as pessoas em diferentes grupos de risco, para que os médicos possam determinar com mais precisão o curso dos cuidados e se devem assistir e esperar fazer uma biópsia ou iniciar o tratamento imediatamente.
No entanto é importante ressaltar que o PUR ainda está fase de testes e não há previsão para disponibilidade no mercado.