Mitos e Verdades sobre o câncer de próstata

O mês de novembro é marcado pela campanha de conscientização sobre o câncer de próstata, conhecida como Novembro Azul. O objetivo é informar e esclarecer dúvidas sobre essa doença que afeta predominantemente os homens. No entanto, muitos mitos ainda cercam o assunto. Vamos separar o que é mito do que é verdade sobre o câncer de próstata:

Mito: Apenas homens mais velhos têm câncer de próstata.

Verdade: Embora o risco aumente com a idade, homens mais jovens também podem desenvolver câncer de próstata. É importante que todos os homens, a partir dos 50 anos (ou antes, se houver histórico na família), discutam com seus médicos a necessidade de exames de rotina.

Mito: O câncer de próstata não é fatal.

Verdade: O câncer de próstata pode ser fatal se não for detectado e tratado precocemente. No entanto, quando diagnosticado em estágios iniciais, as chances de cura são muito altas.

Mito: Todos os casos de câncer de próstata requerem tratamento imediato.

Verdade: Nem todos os casos de câncer de próstata precisam de tratamento imediato. Alguns são de crescimento lento e podem ser monitorados de perto pelo médico. O tratamento será recomendado com base no estágio e na agressividade do câncer.

Mito: O exame de toque retal é o único teste para diagnosticar o câncer de próstata.

Verdade: O exame de sangue PSA (Antígeno Prostático Específico) também é uma ferramenta importante para o diagnóstico. Geralmente, ambos os testes são usados em conjunto para obter um diagnóstico mais preciso.

Mito: O câncer de próstata não tem sintomas.

Verdade: Embora seja possível não apresentar sintomas nos estágios iniciais, alguns homens podem experimentar sintomas como dificuldade em urinar, aumento da frequência urinária, sangue na urina, entre outros. Se você notar qualquer sintoma incomum, consulte um médico.

Lembramos que a melhor maneira de lidar com o câncer de próstata é a prevenção e o diagnóstico precoce. Portanto, não acredite em mitos e busque informações corretas sobre a doença. Converse com seu médico sobre os exames recomendados e esteja atento à sua saúde. Juntos, podemos vencer o câncer de próstata.

Deixe um comentário

Por favor, seja educado. Nós gostamos disso. Seu e-mail não será publicado e os campos obrigatórios estão marcados com "*"