Novembro Azul – um sinal de alerta para os homens

O Novembro Azul é uma iniciativa dos órgãos de saúde para conscientizar os homens sobre a importância do diagnóstico precoce do câncer de próstata. 

A próstata é uma pequena glândula em forma de noz localizada na região pélvica masculina, próximo à bexiga. O câncer de próstata se desenvolve nessa glândula e é o tipo de câncer mais comum entre os homens com 18 anos ou mais, segundo a Pesquisa Nacional de Saúde 2013 – PNS, divulgada pelo IBGE. 

Em seus estágios iniciais, o câncer de próstata geralmente não apresenta sintomas. Já em estado avançado, pode causar sintomas como:

 

  • Aumento da próstata
  • Dificuldade em urinar
  • Força diminuída no jato de urina
  • Sangue no sêmen
  • Desconforto na região pélvica
  • Dor no osso
  • Disfunção erétil

 

Alguns fatores de risco que podem aumentar a incidência da doença:

Idade: o risco de câncer de próstata aumenta com a idade, por isso, o indicado é que que homens a partir dos 50 anos façam o exame de próstata anualmente, e acima dos 45, caso esteja inserido nos fatores de risco.

Histórico familiar: se os homens da sua família já tiveram câncer de próstata, o risco pode aumentar. Além disso, se você tiver um histórico familiar de câncer de mama, o risco de câncer de próstata pode ser maior.

Obesidade: Homens obesos com diagnóstico de câncer de próstata podem ter maior probabilidade de ter uma doença avançada, mais difícil de tratar.

Tabagismo: Estudos apontam que o risco de câncer de próstata pode dobrar em fumantes. 

O Instituto Nacional de Câncer (INCA) estima que até 2022 sejam diagnosticados no Brasil 65.840 novos casos de câncer de próstata. Isso significa que um em cada 9 homens será diagnosticado com câncer de próstata durante sua vida, por isso, o diagnóstico precoce é sempre a melhor opção. 

Deixe o preconceito de lado e agende uma consulta hoje mesmo com um especialista, através do nosso site ou app. Aproveite nossos pacotes especiais: www.vidaclass.com.br

Deixe um comentário

Por favor, seja educado. Nós gostamos disso. Seu e-mail não será publicado e os campos obrigatórios estão marcados com "*"