O câncer de próstata é uma doença silenciosa que inicialmente não apresenta sintomas. É por isso que o toque preventivo anual e os exames de sangue são tão importantes, pois avaliam diferentes aspectos da doença, possibilitando um diagnóstico mais preciso quando realizados em conjunto.
Em nossa cultura, os homens geralmente não têm o hábito de manter cuidados preventivos, o que ocasiona a descoberta tardia da doença. Essa circunstância reforça a importância da prevenção, pois quando diagnosticado em seus estágios iniciais, o tratamento do câncer de próstata é mais eficaz e tem maiores chances de cura.
Homens com histórico familiar de qualquer tipo de câncer são aconselhados a iniciar exames preventivos aos 45 anos e outros aos 50 anos.
Todos os anos, em 17 de novembro, o Dia Mundial Anti-Câncer é comemorado. A história dessa comemoração começou em 1999, na Austrália, quando um grupo de amigos deixou crescer o bigode durante o mês de novembro com o objetivo de conscientizar para o autocuidado masculino. A campanha se tornou popular com o tempo e agora bigodes falsos e roupas azuis se tornaram marcas de apoio para a iniciativa masculina e feminina.
No Brasil, a campanha ficou conhecida como meia parceria. da Sociedade Brasileira de Urologia com o Side by Side Institute for Life. Em 2017, a Sociedade Brasileira de Urologia divulgou nota oficial apontando o câncer de próstata como a segunda causa de morte por câncer em homens. Paralelamente, o Instituto Nacional do Câncer estimou a sugestão de 61,2 mil novos casos no Brasil entre 2016 e 2017, estando presente em todas as regiões do país.
Mesmo com os avanços terapêuticos, perdemos cerca de 25% dos pacientes, pois quando diagnosticados, cerca de 20% dos casos já se encontram em estágios avançados da doença. A política de conscientização tem contribuído para o rastreamento do câncer de próstata e para mudar essa realidade.
A sua saúde é o seu bem mais importante. Por isso, não a negligencie. Acesse nosso site e marque uma consulta hoje mesmo com os melhores urologistas do Brasil.