Outubro Rosa: qual é a importância do autoexame?

Ao longo dos anos, tem havido um debate sobre a real importância do autoexame da mama na detecção precoce do câncer de mama e no aumento da probabilidade de sobrevivência.

Um estudo de 2008 com quase 400.000 mulheres na Rússia e na China relatou que o autoexame da mama não tem um impacto significativo nas taxas de sobrevivência ao câncer de mama e pode até causar danos ao solicitar biópsias desnecessárias (remoção e exame de tecido suspeito). 

A incerteza contínua levantada por este e outros estudos, levou a American Cancer Society e o INCA a não recomendarem mais o autoexame da mama como uma ferramenta de rastreamento para mulheres com risco médio de câncer de mama. Porém, recomenda-se que as mulheres tenham uma postura atenta no conhecimento do seu corpo e reconhecimento de alterações suspeitas. 

Embora nenhum teste possa detectar todos os cânceres de mama precocemente, acredita-se que o autoexame segue sendo uma ferramenta de triagem útil e importante, especialmente quando usada em combinação com exames físicos regulares por um médico, mamografia e, em alguns casos, ultrassom e / ou ressonância magnética. 

Sua saúde só depende de você! Não deixe de fazer os seus exames em dia. Acesse o nosso site e agende seus exames hoje mesmo nos melhores laboratórios do Brasil.

Deixe um comentário

Por favor, seja educado. Nós gostamos disso. Seu e-mail não será publicado e os campos obrigatórios estão marcados com "*"