Outubro Rosa: 5 curiosidades sobre a campanha

Para conscientizar a população sobre as ações de prevenção do câncer de mama foi criado, em 1990, nos Estados Unidos, o movimento Outubro Rosa, que hoje tem alcance mundial. Com o símbolo de um laço rosa, a campanha ficou conhecida pela iluminação de prédios, monumentos e pontes com a mesma cor.

O objetivo do Outubro Rosa é reforçar as recomendações acerca do diagnóstico precoce do câncer de mama com a realização anual de mamografias e informações sobre o autoexame.

Neste artigo vamos apresentar 5 curiosidades sobre esse movimento, que se expande a cada ano, sensibilizando e informando inúmeras pessoas sobre a causa. Confira!

1. Início do Outubro Rosa

Tudo começou em 1990, quando foi realizada a primeira corrida pela cura do câncer de mama em Nova Iorque, nos Estados Unidos.

A iniciativa foi da Fundação Susan G. Komen for the Cure, que na ocasião distribuiu aos participantes um laço rosa. A partir daí, a cidade norte-americana passou a realizar a campanha anualmente.

2. 7 anos depois a ideia se espalhou

Em 1997, outras entidades de diferentes cidades dos Estados Unidos passaram a apoiar a causa e realizar ações de prevenção e detecção precoce do câncer de mama.

No início os laços rosas eram usados como enfeites em locais públicos, depois surgiram eventos como corridas, desfiles de moda e até partidas de boliche para marcar o Outubro Rosa.

As ações nos Estados Unidos no mês de outubro referentes à conscientização sobre o câncer de mama pouco a pouco ganharam o mundo.

3. Iluminação rosa

Não se sabe exatamente quando a ação de iluminar prédios, monumentos, pontes e outras construções com a cor rosa começou, mas foi a forma de muitas cidades pelo mundo mostrarem a sua participação na campanha.

A iluminação rosa virou a identidade do movimento, uma maneira delicada de alertar a população sobre a doença e de celebrar a luta de muitas mulheres. Foi uma forma de replicar o Outubro Rosa em qualquer lugar do mundo.

Por isso, em outubro dá para encher os olhos com as imagens do Cristo Redentor ou da Torre Eiffel iluminados em rosa.

4. O começo da campanha no Brasil

A primeira iniciativa brasileira ocorreu em 2 de outubro de 2002, quando o monumento Mausoléu do Soldado Constitucionalista (conhecido como o Obelisco do Ibirapuera), em São Paulo, recebeu a iluminação rosa.

Entidades brasileiras ligadas ao câncer de mama passaram a participar da campanha em 2008, iluminando de rosa os prédios e monumentos de suas cidades.

O Instituto Nacional do Câncer José de Alencar Gomes da Silva (Inca) passou a participar do Outubro Rosa em 2010, divulgando informações e distribuindo materiais informativos para profissionais da saúde e para a população.

O movimento Outubro Rosa ganhou força no Brasil e, a cada ano, a participação da sociedade só aumenta, principalmente com a divulgação nas redes sociais.

5. Participação de empresas

Atualmente não apenas o setor público realiza ações, mas também as empresas que podem envolver os funcionários com a causa, seja pedindo para que em determinado dia todos vistam rosa, seja realizando palestras de conscientização, eventos esportivos ou mesmo iluminando de rosa seus espaços. O importante é participar!

A cada ano mais pessoas se envolvem com o movimento Outubro Rosa. É preciso que as mulheres recebam informações consistentes sobre o câncer de mama e realizem exames preventivos para que o diagnóstico seja precoce.

Gostou de conhecer algumas curiosidades a respeito desse movimento mundial? Então compartilhe essas informações com seus amigos nas redes sociais!

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