Outubro rosa: maneiras de engajar a comunidade em prol dessa campanha da saúde da mulher

Todo mês de outubro as instituições, empresas e pessoas comuns em todo o mundo unem forças para apoiar uma causa que os incentiva a se vestir de rosa, criando o termo Outubro Rosa. 

Edifícios importantes são iluminados em rosa, vários eventos esportivos mudam para a cor rosa ao escolher seu código de vestimenta e muitas corridas de caridade chamam a atenção em prol da causa. Todas essas atividades têm um objetivo comum: aumentar a conscientização sobre a importância das medidas de prevenção do câncer de mama, como a realização da mamografia. 

De acordo a última pesquisa realizada pela Agência Internacional de Pesquisa em Câncer (IARC) sobre a incidência do câncer no mundo, o câncer de mama é um dos três tipos de maior incidência, junto com o de pulmão e o colorretal, e é o que mais acomete as mulheres em 154 países dos 185 analisados.

No Brasil, segundo o Instituto Nacional de Câncer (INCA), o câncer de mama também é o tipo de câncer que mais atinge as mulheres (excluídos os tumores de pele não melanoma). E diferentemente do que se pensa, o câncer de mama pode ocorrer em homens e mulheres, mas é muito mais comum em mulheres.

Por isso, o apoio substancial para a conscientização do câncer de mama ajuda a informar a população sobre a importância do diagnóstico precoce – que possibilita que as chances de cura sejam muito maiores, chegando a 95%.

O exame de toque de mamas é extremamente simples de ser feito e pode salvar vidas. Além disso, o INCA afirma que a mortalidade da doença diminui em cerca de 20% nas mulheres entre 50 e 69 anos que realizam o exame a cada dois anos.

Cuide da sua saúde com quem mais entende. Acesse a plataforma da VidaClass e agende consultas e exames hoje mesmo: www.vidaclass.com.br

Deixe um comentário

Por favor, seja educado. Nós gostamos disso. Seu e-mail não será publicado e os campos obrigatórios estão marcados com "*"