O que é ter saúde bucal?

A saúde bucal é um indicador chave da saúde geral, bem-estar e qualidade de vida. Abrange uma gama de doenças e condições que incluem cárie dentária, doença periodontal (gengiva), perda de dente, câncer oral, manifestações orais de infecção por HIV, traumas e defeitos congênitos, como lábio leporino e fenda palatina. 

De acordo com a OMS, há uma estimativa de que as doenças bucais afetam 3,5 bilhões de pessoas em todo o mundo. Os cânceres de lábio e cavidade oral estão entre os 15 tipos de câncer mais comuns em todo o mundo, com quase 180.000 mortes a cada ano, segundo a Agência Internacional de Pesquisa do Câncer.

A saúde bucal afeta todos os aspectos de nossas vidas, pois a nossa boca é uma janela para a saúde do corpo, podendo mostrar sinais de deficiências nutricionais ou infecção geral. As doenças sistêmicas, aquelas que afetam todo o corpo, podem se tornar aparentes pela primeira vez devido a lesões na boca ou outros problemas orais.

É possível praticar uma boa higiene oral escovando os dentes diariamente, utilizando creme dental com flúor, limpando entre os dentes uma vez ao dia com fio dental ou outro limpador interdental, trocando a escova a cada três ou quatro meses e seguindo uma dieta balanceada. 

Não se esqueça de agendar exames dentários regulares para manter seu sorriso sempre saudável. Aqui na VidaClass você tem acesso aos melhores dentistas do país. Basta entrar no nosso site e agendar uma consulta hoje mesmo. Acesse: www.vidaclass.com.br

Deixe um comentário

Por favor, seja educado. Nós gostamos disso. Seu e-mail não será publicado e os campos obrigatórios estão marcados com "*"