Dia Mundial do Doador de Sangue

Em 2004, a Organização Mundial da Saúde estabeleceu que 14 de Junho é o dia Mundial do Doador de Sangue. O objetivo é reforçar a importância desta ação altruísta, incentivar quem ainda não doa e homenagear aqueles que são voluntários nesta prática solidária.

O sangue doado é usado em procedimentos cirúrgicos, atendimentos de emergência e tratamentos que dependem de transfusões sanguíneas.

Se você tem entre 16 e 69 anos de idade, está em bom estado de saúde e pesa mais de 50kg você pode se tornar um doador. Fique atento também à última vez em que doou. Para homens, o intervalo mínimo é de 60 dias, podendo doar 4 vezes ao ano. Para as mulheres é de 90 dias, podendo realizar no máximo 3 doações ao ano.

No dia em que for doar, não esqueça o documento com foto original expedido por algum órgão oficial. Disponibilize 2 ou 3 horas na sua agenda para dar tempo de fazer todos os processos com calma e segurança e, lembre-se, os menores de idade precisam da autorização dos responsáveis para doar.

Fique tranquilo, o procedimento é seguro! Os postos de coleta são adequados e cumprem as normas de saúde. Utilizam materiais descartáveis, portanto sem risco de contaminações. E não se preocupe, o sangue doado é reposto pelo organismo em até 24 horas após a doação! Procure o hemocentro ou posto de coleta mais próximo de você e seja um doador! Sua doação pode salvar até quatro vidas.

Quem doa sangue, doa vida.

Deixe um comentário

Por favor, seja educado. Nós gostamos disso. Seu e-mail não será publicado e os campos obrigatórios estão marcados com "*"