Outubro Rosa: a importância da prevenção do câncer de mama

O Outubro Rosa é uma campanha mundial que busca dar visibilidade à prevenção do câncer de mama. Esse é o tipo de tumor que mais acomete as mulheres, e o diagnóstico precoce aumenta consideravelmente as chances de cura.

Por isso, é muito importante conscientizar as mulheres sobre as formas de prevenir a doença. Continue a leitura e não se esqueça de compartilhar estas informações com as mulheres que você conhece.

Câncer de mama

O câncer de mama é um tipo de tumor maligno que atinge o tecido da mama. A doença ocorre principalmente em mulheres, mas também pode ser desenvolvida por homens.

Assim como os demais tipos de câncer, o de mama se apresenta como crescimento rápido e desordenado das células.

Grupo de risco do câncer de mama

Alguns fatores de risco estão relacionados ao desenvolvimento do câncer de mama. O principal deles é a relação entre sexo e idade. Mulheres com mais de 55 anos representam a maior parcela de pessoas diagnosticadas com a doença.

Outro ponto significativo é a questão da hereditariedade. Pessoas com casos de câncer de mama na família, principalmente em parentesco próximo, têm mais chances de desenvolver a doença.

Entre os fatores de risco que são controláveis e devem ser evitados podemos destacar o alto consumo de bebidas alcoólicas, o sedentarismo e a obesidade. Por outro lado, estudos indicam que mulheres que tiveram filhos e amamentaram têm menos chances de desenvolver o câncer de mama.

Sintomas do câncer de mama

O câncer de mama tem como principal sintoma o surgimento de um ou mais nódulos indolores nos seios. Além disso, podem surgir inchaços em partes dos seios, irritação na pele da mama, dor ou inversão da mama, caroços nas axilas e secreção nos seios.

Vale ressaltar que, muitas vezes, os sintomas do câncer de mama podem passar despercebidos. Por isso, é muito importante realizar consultas médicas regulares e preventivas.

Prevenção do câncer de mama

A prevenção do câncer de mama inicia-se por meio de medidas simples, relacionadas aos hábitos de vida. Manter peso equilibrado, praticar atividades físicas, alimentar-se de maneira saudável, evitar o consumo de bebidas alcoólicas e não fumar são algumas formas de prevenir a doença.

Além disso, é muito importante praticar ações que facilitem o diagnóstico precoce do câncer, pois os índices de cura no primeiro estágio da doença ultrapassam 95% dos casos. Para isso, você deve realizar o autoexame das mamas e visitar um médico especialista para fazer os exames preventivos regularmente, principalmente a mamografia.

Autoexame da mama

Toda mulher pode ajudar na detecção precoce do câncer de mama observando os sintomas e sinais do seu corpo.

Uma vez por mês, preferencialmente cinco dias após o fim do fluxo menstrual, faça a palpação das mamas em frente ao espelho, observando a existência de nódulos ou alterações nas mamas e nas axilas.

Mas, atenção: o autoexame das mamas não elimina a necessidade de consultar o médico com regularidade. Nem sempre um nódulo no seio significa câncer, apenas um especialista poderá fazer o diagnóstico preciso.

Mamografia

A mamografia é o único exame que pode detectar lesões que ainda estão na fase de microcalcificação e que não são palpáveis. Por isso, o exame é tão importante, principalmente para mulheres com mais de 35 anos e para aquelas que têm casos diagnosticados em parentes de primeiro grau.

O ideal é visitar um médico ginecologista uma vez ao ano e seguir as instruções relacionadas ao exame.

Agora, que você já conhece o ideal do Outubro Rosa e a importância da prevenção do câncer de mama, aproveite para compartilhar estas informações nas suas redes sociais.

Deixe um comentário

Por favor, seja educado. Nós gostamos disso. Seu e-mail não será publicado e os campos obrigatórios estão marcados com "*"