Na saga para comer melhor ou para emagrecer, muitas pessoas acabam confundindo a dieta com reeducação alimentar. Embora ambos estimulem um novo estilo de alimentação, eles possuem conceitos bem diferentes.
A reeducação alimentar é o processo de aprender, conscientizar e mudar os hábitos alimentares de forma gradativa. Essa mudança acontece principalmente através da reformulação do seu cardápio diário. Para isso, é necessário repensar os alimentos que você consome, eliminar velhos hábitos na hora de comer e fazer algumas mudanças que ajudem a reeducar seu organismo aos poucos.
Abaixo, selecionamos para você 3 passos simples para começar a sua reeducação alimentar:
Beba pelo menos 2 litros de água por dia
A ingestão de água é muito importante porque a água não tem calorias e limpa as toxinas do organismo, facilitando a desintoxicação. O ideal é beber de 1,5 a 2 litros de água, mas se tiver alguma dificuldade em beber toda essa água, experimente colocar um pouco de gengibre ou espremer meio limão em uma garrafa de água gelada e vá tomando vários goles durante o dia.
Uma outra possibilidade de ingerir mais líquidos é tomar chá sem açúcar, mas nunca tomar suco industrializado, refrigerante ou sucos naturais com açúcar, pois fornecem energia extra, mas desidratam.
Coma de 3 em 3 horas
Comer a cada 3 horas é ideal porque assim o nível de glicose no sangue fica mais estável e você sente menos fome e consegue se concentrar melhor nas suas tarefas diárias
Para conseguir comer de 3 em 3 horas deve-se consumir uma quantidade menor de alimento em cada refeição, que deve ser composta por café da manhã, lanche da manhã, almoço, lanche da tarde, jantar e ceia. Se você acha que não pode fazer os lanches, tente comer menos no café da manhã e no almoço, e se tiver dificuldade para tomar o café da manhã, tente comer menos no jantar e na ceia.
Reeduque o paladar
Para escolher melhor os alimentos é preciso reeducar o paladar. As saladas, sopas e legumes no vapor vão ganhar mais sabor quando você deixar de comer alimentos industrializados cheios de aromatizantes e intensificadores de sabor.
Se você não gosta de algum alimento e sabe que é importante porque é cheio de vitaminas e porque tem menos calorias que um hambúrguer, por exemplo, experimente várias vezes. Cozinhar os legumes com uma folha de louro e adicionar um dente de alho esmagado nas sopas pode conferir um sabor mais agradável, facilitando a adaptação.
Além dessas dicas, é muito importante fazer um acompanhamento com um profissional gabaritado. Aqui na VidaClass você tem acesso aos melhores nutricionistas do mercado. Acesse o nosso site e marque a sua consulta hoje mesmo.