Páscoa Saudável: conheça os benefícios do chocolate amargo

O feriado de Páscoa está chegando e nessa época do ano surgem várias dúvidas sobre o chocolate, seus benefícios e malefícios. Acompanhe este artigo para saber mais sobre esse delicioso ingrediente e quais são as alternativas saudáveis para consumo. 

O grande segredo para passar uma páscoa saudável está no tipo e na quantidade de chocolate que se deve consumir. Como sabemos, o chocolate é uma mistura de cacau com outros ingredientes. Portanto, quanto mais amargo, maior é o teor de cacau e maiores são os benefícios obtidos devido aos compostos fitoquímicos, antioxidantes, vitaminas e minerais que são extremamente benéficos para a saúde. 

O chocolate amargo é rico em nutrientes que podem afetar positivamente a saúde.  Estudos mostram que ele pode, inclusive, diminuir o risco de doença cardíaca. Isso acontece porque os compostos bioativos do cacau podem melhorar o fluxo sanguíneo nas artérias e causar uma pequena, mas estatisticamente significativa, diminuição da pressão sanguínea.

Quando o assunto é o cuidado com a pele, podemos dizer que os estudos científicos são controversos em relação ao consumo de chocolate e o surgimento de acne. Porém, na prática podemos observar que existe sim um aumento de acne vinculado ao consumo de chocolate. Isso porque a acne está também ligada à alimentação, e uma dieta rica em gorduras e açúcares pode aumentar oleosidade da pele e a obstrução dos poros. Portanto, o aparecimento de cravos e espinhas não está ligado ao cacau em si, mas sim aos outros produtos que adicionamos ao chocolate.

Além disso, o chocolate amargo pode melhorar a funções cerebrais como a memória, a capacidade de atenção e até a velocidade de processamento de imagens visuais. Ele também contém estimulantes como cafeína e teobromina, e de acordo com a OMS, a recomendação é que sejam consumidos cerca de 50 gramas de chocolate por dia e que ele tenha o máximo possível de cacau em sua composição. 

Tem mais alguma dúvida sobre os benefícios do chocolate e quer manter a sua dieta nessa época do ano? Então entre em nosso site e marque uma consulta com os melhores nutricionistas e endocrinologistas do Brasil. Visite: www.vidaclass.com.br/

Deixe um comentário

Por favor, seja educado. Nós gostamos disso. Seu e-mail não será publicado e os campos obrigatórios estão marcados com "*"