Quais alimentos os pais devem evitar que seus filhos consumam na infância?

Pare para pensar: para você, o que significa cuidar da saúde das crianças? Aposto que opções como mantê-las fora de perigo, agasalhadas, alimentadas e com as vacinas em dia passaram pela sua cabeça, correto?

Se a resposta foi positiva, ótimo! Você está no caminho certo. No entanto, precisamos conversar um pouco sobre a alimentação dos pequenos, pois apenas mantê-los alimentados não quer dizer, necessariamente, que eles estão sendo bem nutridos.

Pensando nisso, preparamos um post com alguns alimentos para evitar na infância. Embora sejam atraentes, práticos e vendidos, muitas vezes, exclusivamente para o público infantil, eles podem não ser a melhor opção para um desenvolvimento saudável. Boa leitura!

Alimentos para evitar na infância: açucarados

Irresistível para nós, irrelevante para eles. Isso mesmo: as crianças, por incrível que pareça, não ligam para o açúcar — até o momento em que o provam pela primeira vez, é claro.

Por isso, evite oferecer alimentos açucarados, inclusive os feitos especialmente para crianças; o açúcar, além de causar dependência, pode acarretar cáries, insônia e excesso de peso.

Exemplos de alimentos ricos em açúcar: iogurtes, cereais matutinos, balas, chocolates, sucos de caixinha, biscoitos recheados. O mel também deve ser evitado até que os bebês completem um ano, pois a sua flora intestinal ainda não se encontra completamente madura.

Refrigerantes e sucos industrializados

Um simples copo de refrigerante contém várias colheres de açúcar. Já falamos sobre ele por aqui, não é? O mesmo vale para os sucos de caixinha, que, embora práticos, são uma bomba para a saúde das crianças.

Além disso, esses produtos são repletos de aditivos químicos e de estimulantes, como a cafeína, que podem causar irritação no sistema digestivo e fazer a criança passar mal.

Prefira dar, sempre que possível, sucos naturais. Outra opção é investir na boa e velha água, principalmente nos primeiros anos de vida.

Alimentos gordurosos

Você conhece alguém que é capaz de dizer ‘’não’’ a uma boa porção de batata frita? Isso acontece porque alimentos gordurosos, como as frituras, são extremamente atraentes ao nosso paladar.

Por isso, cabe a nós evitar que os pequenos consumam produtos ricos em gorduras trans e saturadas. Entre eles, estão as frituras, alimentos industrializados e alguns outros alimentos de origem animal, como algumas carnes.

Isso não quer dizer que seu filho não deva consumir gorduras: as de boa qualidade são importantíssimas para o organismo. É preciso apenas fazer substituições saudáveis e conscientes! E lembre-se: os hábitos dos pais refletem, e muito, nos hábitos das crianças.

Alimentos ricos em sódio

Quando falamos de sódio, logo pensamos no sal. Esse pensamento não está errado, pois produtos como salgadinhos de pacote e macarrões instantâneos estão sempre no topo do ranking de alimentos que contêm mais sódio.

No entanto, esse mineral também está presente em excesso em balas, chocolates, biscoitos recheados e até mesmo nos cereais matinais. Portanto, é necessário ficar sempre de olho nas informações nutricionais que estão no verso das embalagens e buscar priorizar alimentos feitos em casa.

O excesso de sódio no organismo pode sobrecarregar órgãos, como os rins, e ser um precursor de problemas com a pressão arterial no futuro.

Embutidos

Os embutidos (salsicha, linguiça, mortadela, presunto, etc) são ingredientes de lanches adorados pela criançada: cachorros quentes, nuggets, misto quente… A lista é longa.

Infelizmente, eles possuem muitos malefícios para a saúde: são ricos em conservantes, corantes, diversos aditivos químicos, gorduras saturadas e sódio. Seu consumo pode trazer problemas como alergias, intolerâncias e causar uma alta no colesterol.

Além de ter em mente quais são os alimentos para evitar na infância, é preciso lembrar que, até os seis meses de idade, o bebê deve se alimentar exclusivamente do leite materno, com uma introdução gradual e saudável de novos alimentos após esse momento.

Uma última dica: além de conhecer os danos causados por alimentos nocivos para a saúde, é importante pensar nos benefícios de uma alimentação saudável, tanto para as crianças quanto para toda a família.

Então, que tal começar a pôr o que aprendeu em prática? Confira as nossas dicas de lanches saudáveis para crianças!

Deixe um comentário

Por favor, seja educado. Nós gostamos disso. Seu e-mail não será publicado e os campos obrigatórios estão marcados com "*"