Nós nos preparamos muito para a chegada dos nossos bebês, não é mesmo? Arrumamos o quartinho, separamos as roupas, organizamos as fraldas, escolhemos um bom pediatra. Afinal, a maior preocupação de qualquer pai é garantir o desenvolvimento saudável dos seus filhos. Mas e quanto à saúde dos dentes? Quando devemos começar a levar o bebê ao dentista?
Preparamos uma série de três perguntas e respostas para esclarecer suas dúvidas em relação aos cuidados com os dentes do seu pequeno. Confira!
Com que idade eu devo levar o bebê ao dentista?
A primeira consulta com o dentista deve ser realizada no primeiro ano de vida do bebê. Em geral, os pais são orientados a levar os filhos ao dentista quando os primeiros dentinhos despontam. Entretanto, mesmo que eles ainda não tenham aparecido, a consulta pode ser benéfica.
Por exemplo, é comum que os bebês sintam um desconforto na gengiva antes da erupção dos dentes. O odontopediatra é o profissional qualificado para prescrever tratamentos e orientar os pais sobre as melhores maneiras de aliviar o incômodo.
O que eu devo esperar da primeira consulta?
A primeira ida do bebê ao dentista tem caráter educativo. Na consulta, os pais recebem esclarecimentos sobre a pegada correta durante a amamentação, o uso de bicos artificiais (chupetas e mamadeiras) e o hábito de chupar o dedo. O profissional também orienta os pais sobre como realizar a higiene adequada da boca do bebê.
Além disso, é possível que ele fale da importância de uma alimentação saudável para a saúde dos dentes. O odontopediatra também avaliará a frequência com a qual o bebê deve ir ao dentista. Ele fará isso analisando o histórico familiar para determinar fatores de risco para cáries e outros problemas da boca.
Que cuidados ter em casa para manter a saúde dental do bebê?
Além de agendar visitas regulares ao dentista, há muitos cuidados que os pais podem tomar em casa para que o bebê tenha uma boca mais saudável:
- higienize a boca do bebê com uma gaze úmida, ao menos duas vezes por dia (manhã e noite), antes do nascimento dos primeiros dentes;
- inicie a escovação com pasta de dente sem flúor (você pode optar por uma escova ou uma dedeira) quando os dentinhos aparecerem;
- faça da escovação uma rotina, ensinando o bebê, desde pequeno, a higienizar corretamente a boca;
- ofereça os alimentos sólidos em pequenos pedaços, quando iniciar a introdução alimentar, para estimular a mastigação;
- tente criar bons hábitos alimentares, evitando oferecer alimentos açucarados;
- evite dar chupetas e mamadeiras ao bebê, oferecendo líquidos no copinho a partir dos 6 meses do seu filho.
A chave para a saúde dos dentes é a prevenção. O odontopediatra é o profissional capaz de identificar problemas precocemente e orientar os pais sobre os melhores hábitos para a manutenção da saúde bucal dos pequenos. Por isso, não deixe de levar o bebê ao dentista regularmente.
Gostou de saber um pouco mais sobre os cuidados com os dentes dos bebês? Não deixe de orientar outros pais: compartilhe este texto nas suas redes sociais!