Depressão na adolescência: o que fazer?

A adolescência é uma fase de mudanças físicas, psicológicas e sociais. De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), essa etapa dura dos 10 aos 20 anos da vida de uma pessoa. Durante esse período em que tudo muda, é comum que aconteçam conflitos internos e externos. Por isso, algumas vezes a própria família do adolescente não consegue reconhecer sintomas de depressão, já que entendem determinados sinais como mudança no comportamento devido à fase. Mas é preciso ficar de olho: no Brasil, a taxa de suicídios entre adolescentes e jovens aumentou 30% nos últimos 25 anos.

Doença frequente da adolescência

A depressão é o principal problema entre os adolescentes de 10 a 19 anos. E o suicídio pode ser a consequência mais grave de um quadro depressivo que não está sendo tratado adequadamente. A doença na infância e na adolescência afeta diversas funções e causa danos psicossociais significativos. Especialistas afirmam que conflitos em família, cobrança por desempenho em muitas tarefas e falta de diálogo em casa podem ser os gatilhos que desencadeiam a depressão nos adolescentes.

A adolescência

Adolescentes precisam de grupos e nessa jornada experimentam diversos grupos distintos em busca da sua própria identidade. Nessa busca pela aceitação, correm o risco de serem influenciados pelas novas companhias e serem desaprovados pelos pais. Essa fase de confusão pode trazer problemas reais aos adolescentes. Com o crescimento da Internet, termos como bullying virtual, difamação e vazamento de fotos íntimas, conhecida como nudes, se tornaram comuns. Adolescentes vítimas de crimes virtuais precisaram de acompanhamento profissional para retomar suas vidas. Outros, não tiveram a mesma sorte. Em 2013, 1% de todas as mortes de crianças e adolescentes do país foram por suicídio.

Baleia azul e 13 Reasons Why

Nos últimos tempos, dois termos ficaram populares e ganharam rapidamente a atenção do público. Em comum, ambos tratavam de mortes de adolescentes. O primeiro, o jogo Baleia Azul, envolve 50 desafios para serem cumpridos. Entre eles, automutilação, sacrifício de animais, assistir a filmes pesados de terror e tirar a própria vida. Investigações mostram que o jogo é um aplicativo enviado via link para o adolescente fazer o download. Dali, o jovem cria laços com os “instrutores”, que o ameaçam e intimidam para que o adolescente não desista de cumprir os desafios propostos.

Já a série da Netflix, 13 Reasons Why, mostra a história de Hannah Baker. A adolescente relata as causas de seu suicídio em fitas gravadas. O mistério é entender quem fez tão mal a menina. Em seus relatos, situações provocadas pelos colegas de Hannah que foram distorcidas para que ela saísse com má fama e ficasse malvista na escola. A história trouxe a público, mais uma vez, o debate sobre bullying nos dias de hoje e também uma reflexão sobre a exposição que jovens acabam tendo em tempos de redes sociais.

Sinais de depressão

Adolescentes podem ser fechados em seus mundos e difíceis de se enturmarem em família, mas ainda vale ficar de olho no comportamento do jovem. Conheça abaixo alguns sintomas que podem ajudar você a identificar um adolescente depressivo.

  1. Humor depressivo: o adolescente parece não sentir prazer ou alegria de viver. Está sempre melancólico, entediado, indisposto. Normalmente, tem baixa autoestima e apresenta crises de choro sem razão aparente.
  2. Apatia: o adolescente demonstra falta de energia, cansaço frequente e perda de interesse por atividades que antes eram prazerosas. Geralmente, esse sintoma é confundido com preguiça.
  3. Dificuldade de concentração: o adolescente começa a ter queda no rendimento escolar, não consegue mais acompanhar os conteúdos em sala de aula e, muitas vezes, abandona os estudos.
  4. Automutilação: alguns adolescentes podem adotar um comportamento autodestrutivo com cortes ou queimaduras pelo próprio corpo. Provocar dor física é uma forma de tentar tirar o foco da dor emocional.
  5. Pensamentos suicidas: em um estado mais agravado da doença, são comuns ideias mórbidas e tentativas de suicídio. 

Por ter dificuldades em se comunicar, um psicólogo pode ser uma grande oportunidade para o jovem se expressar. Uma vez que lhe é assegurada a privacidade em falar sobre qualquer uma de suas dúvidas e a segurança em ser ouvido sem julgamentos.

VidaClass tem psiquiatras e psicólogos

Vale lembrar que depressão tem tratamento e pessoas vivem normalmente após serem medicadas. Aqui na VidaClass, especialidades como psiquiatria e psicologia têm preços acessíveis e podem ter o pagamento parcelado. Se depois de ler este artigo, você ficou com alguma dúvida em relação ao seu filho adolescente, agenda agora uma consulta: www.vidaclass.com.br

Deixe um comentário

Por favor, seja educado. Nós gostamos disso. Seu e-mail não será publicado e os campos obrigatórios estão marcados com "*"