Quer dormir melhor? Esqueça estes 5 hábitos que causam insônia

Qualquer pessoa sabe como uma noite bem dormida faz uma grande diferença no dia seguinte. É fácil perceber: mais disposição, melhor humor, mais otimismo. A vida parece mais alegre.

Além disso, o organismo executa uma necessária limpeza interna durante o sono. Do mesmo modo, realiza um reequilíbrio hormonal, colocando as coisas no lugar depois de um dia intenso de trabalho e fazendo o corpo funcionar adequadamente.

No entanto, às vezes, criamos alguns hábitos que nos impedem de conciliar uma noite de descanso de modo fácil e regular. Precisamos conhecê-los e afastá-los para garantirmos um bom sono ao longo da noite.

Se você quer dormir melhor e ter mais qualidade de vida, acompanhe este post e conheça 5 hábitos que causam insônia que você deve largar já!

1. Consumir estimulantes à noite

Um hábito bem comum é o consumo de alimentos estimulantes. No entanto, não combinam com uma noite bem dormida. Destacam-se as bebidas, como café, mate, chá preto e refrigerantes do tipo cola, e chocolate.

De modo geral, o efeito inicia um pouco antes de uma hora após a ingestão e perdura por quase quatro horas. Por essa razão, você deve evitar os estimulantes após escurecer, se pretende ter um bom período de sono noturno. Melhor fazer uso de bebidas relaxantes, como chás diversos para esse fim (camomila e erva-doce, por exemplo) ou uma taça de vinho.

2. Não ter hora certa para dormir

O hábito de não ter uma hora definida para dormir não ajuda o corpo a se disciplinar. É como se a fisiologia do sono ficasse em dúvida sobre o que você vai fazer. Então, não desliga.

É muito mais fácil conciliar o sono adotando-se, com disciplina, um horário no qual você se prepara para dormir. Assim, procurando deitar sempre no mesmo horário, cumprindo um ritual do sono, o corpo naturalmente pedirá o descanso ao chegar a hora. Experimente e veja como é bem mais fácil.

3. Ambiente inadequado para o sono

Se o seu cérebro continua recebendo sinais de atividade, como luz (lâmpadas acesas, aparelhos eletrônicos, como celular), som (TV, rádio) e movimento de pessoas, não é facilmente induzido ao sono.

Por outro lado, o silêncio, o escuro e a ausência de movimentos conduzem à sonolência natural. Assim, basta providenciar um ambiente adequado e deixar que a natureza cuide do restante.

4. Deitar sem sono

Uma prática que geralmente não traz bom resultado em termos de qualidade na hora de dormir é deitar-se e ficar esperando que o sono venha, já que, quase sempre, ele é afastado com o começo da atividade cerebral.

Nesse caso, é melhor se levantar, ler um livro e, só quando o sono chegar, dirigir-se à cama e deitar-se para dormir. Assim, você terá uma noite de sono mais adequada às necessidades normais de repouso.

5. Realizar atividade física antes de dormir

Se você fizer algum exercício intenso perto do seu horário de descanso, vai acabar tendo que adiá-lo para mais tarde. Isso ocorre porque o exercício físico libera 3 hormônios amigos do treino, mas não do sono: o cortisol, a adrenalina e a noradrenalina.

Assim, adote apenas atividades leves à noite e, quanto mais cedo forem realizadas, melhor para o seu sono. Não se engane com o pensamento de que vai malhar bastante, ficar cansado e dormir. Seu corpo se cansa, mas sua mente desperta com a atividade física, principalmente se ela for de alta intensidade.

Gostou do post? Esses 5 hábitos que causam insônia podem ser desaprendidos, bastando um pouco de disciplina. E você pode saber muito mais sobre uma vida com saúde e segurança seguindo o blog nas redes sociais: estamos no Facebook, no Instagram e no LinkedIn!

Deixe um comentário

Por favor, seja educado. Nós gostamos disso. Seu e-mail não será publicado e os campos obrigatórios estão marcados com "*"