Saúde familiar: principais exames de rotina para todas as idades

Os exames de rotina são muito importantes para a saúde familiar. Afinal, eles são capazes de detectar doenças antes mesmo da manifestação dos sintomas, prevenindo o avanço do quadro.

Continue lendo e conheça os principais exames de rotina para todas as idades!

Exames para bebês e crianças menores

Os bebês requerem um acompanhamento médico desde a hora do seu nascimento, e não só as vacinas são importantes, mas também o exame do pezinho. Com o sangue coletado, o médico pode detectar algumas doenças genéticas mesmo antes de surgirem.

Pelo teste do pezinho, é possível verificar a presença de anemia falciforme, caracterizada pela destruição das células vermelhas do sangue, o hipertireoidismo, a ausência ou deficiência de uma enzima que causa o retardamento mental e doenças infecciosas.

O exame do pezinho é obrigatório e gratuito. Outros exames podem ser feitos com a indicação do pediatra ao acompanhar o desenvolvimento do bebê.

Exames para crianças e adolescentes

Além das vacinas e de seus reforços, as crianças e adolescentes devem fazer exames e ser acompanhados pelos médicos. Nessa idade, em que o crescimento é acelerado, pode haver deficiência de ferro e vitaminas, causando anemias e outras doenças.

Normalmente, os exames solicitados são o hemograma, de urina e fezes, além da verificação da pressão arterial, glicemia em jejum, tireoide e exames cardiológicos. O médico também pode acrescentar outros exames caso identifique algum problema hereditário na criança ou adolescente.

No caso das meninas, após a primeira menstruação ou o início da vida sexual, o médico pode solicitar o exame de papanicolau para verificar se está tudo bem com as paredes do útero ou se não há sinal de alguma anomalia.

Cuidados que devem ser tomados na idade adulta

Dos 20 aos 60 anos, é indispensável que todos façam alguns exames de rotina para evitar surpresas desagradáveis em relação à saúde. Esses check-ups geralmente incluem o exame de sangue — com hemograma, colesterol, triglicérides, glicemia, ureia, TSH, ácido úrico —, além de exames de urina, fezes, cardiovasculares e outros.

No exame de urina, pode ser detectada alguma irregularidade dos rins, infecção urinária e até mesmo hemorragias. O exame de fezes é igualmente importante, pois o médico pode detectar parasitas, ovos de protozoários e até mesmo câncer de intestino. Exames cardiovasculares são também indispensáveis, principalmente se houver algum caso genético.

Homens após os 45 anos devem fazer o exame da próstata anualmente como prevenção de câncer. Já as mulheres, devem também fazer anualmente o papanicolau e a mamografia.

Exames necessários a partir dos 60 anos

Nessa fase, também são indispensáveis a atenção e os cuidados com a saúde, fazendo regularmente os exames necessários para transcorrer a terceira idade com tranquilidade.

Exames como densitometria óssea, para evitar a osteoporose; raio X do tórax, para prevenir pneumonias; e exames de controle de vitaminas são fundamentais — além do exame de colonoscopia, para detectar o câncer de intestino, e a mamografia, para as mulheres.

Além disso, nesta idade é aconselhável que a pessoa não se isole e tenha uma vida ativa, fazendo caminhadas, mantendo uma alimentação saudável e sempre convivendo com outras pessoas. Isso evita a depressão e fornece ao idoso mais qualidade de vida.

Aqui você viu os principais exames de rotina para a saúde familiar. Se você quer saber mais, falar com um especialista ou um representante, entre em contato com a Vida Class!

Deixe um comentário

Por favor, seja educado. Nós gostamos disso. Seu e-mail não será publicado e os campos obrigatórios estão marcados com "*"