6 cuidados que pessoas com hipertensão devem ter

A hipertensão arterial sistêmica ou pressão alta é uma condição que pode ser hereditária ou adquirida com o modo de vida da pessoa. Na verdade, trata-se de uma doença crônica ocorrente em todo o mundo, com muitos riscos para a saúde do indivíduo.

O número tão elevado de pessoas nessa condição é resultante, sobretudo, dos hábitos oriundos da vida moderna, como aqueles referentes à alimentação e à atividade física. Em qualquer caso, no entanto, é imprescindível adotar medidas que reduzam e mantenham os valores da pressão arterial em níveis de normalidade.

Assim, algumas iniciativas da própria pessoa podem auxiliá-la a conquistar uma vida mais saudável. Acompanhe este post e conheça 6 cuidados com hipertensão que devem ser adotados para reduzi-la.

1. Adequar a alimentação

Uma alimentação adequada é essencial para o controle da hipertensão por diversas razões. Entre elas, é importante destacar a necessidade de reduzir a possibilidade de deposição de placas de gordura nos vasos arteriais. Essa obstrução das artérias exige mais esforço do coração para manter a circulação sanguínea.

Por sua vez, um conjunto resumido de dicas facilita a adequação da alimentação:

  • reduzir o consumo de gorduras, açúcares e alimentos industrializados;

  • priorizar alimentos ricos em fibras (grãos, cereais integrais, frutas e verduras);

  • priorizar o consumo de saladas;

  • substituir os alimentos fritos por grelhados, assados ou cozidos.

2. Reduzir o consumo de sal

A redução do consumo de sal é a primeira regra a ser adotada no controle da hipertensão arterial. Principalmente por isso devem ser evitados os alimentos industrializados, em especial os embutidos (salsicha, salame, linguiça).

Assim, deve-se deixar de lado o saleiro e optar por utilizar outras formas para temperar a comida, como azeite de oliva, limão e ervas. Trata-se de adotar medidas que auxiliem a criar o hábito de consumir menos sal.

3. Praticar uma atividade física

A prática de uma atividade física faz muita diferença para quem deseja manter controle sobre sua pressão arterial. É uma forma de recuperar movimentos e atividades naturais do corpo humano que foram abandonados à medida em que a sociedade evoluía e os hábitos mudavam.

Uma simples caminhada diária, por cerca de 40 minutos, é capaz de deixar um efeito redutor da pressão arterial por cerca de 24 horas. Portanto, constitui uma das mais importantes iniciativas.

4. Manter o peso adequado

A situação de sobrepeso é uma das causas comuns da hipertensão. Nesse sentido, a obesidade é ainda mais responsável pela elevação dos níveis medidos.

Por essa razão, a manutenção do peso adequado de cada pessoa deve ser buscada sempre para que o controle da pressão arterial seja facilitado.

5. Administrar o estresse diário

As experiências estressantes ocorrentes ao longo do dia provocam no indivíduo picos de hipertensão, isto é, o estresse faz a pressão arterial se elevar. Essa condição deve ser naturalmente resolvida em condições de equilíbrio físico e emocional.

No entanto, nem sempre esse equilíbrio é a regra e, desse modo, o resultado passa a ser um estado de estresse quase constante. Essa situação pode gerar consequências imediatas, promovendo a hipertensão.

Assim, todas as medidas adequadas à pessoa e capazes de administrar o seu estresse devem ser adotadas. Podem ser citadas:

  • revisão dos aspectos realmente importantes para o indivíduo;

  • não levar problemas de trabalho para casa;

  • prática de atividade física:

  • práticas de relaxamento;

  • banho quente antes de dormir;

  • sono adequado.

6. Eliminar o tabagismo

O hábito de fumar é muito perigoso para quem apresenta hipertensão. O consumo do tabaco eleva, já no primeiro cigarro, os valores da pressão arterial.

Assim, o fumante deve reduzir significativamente o tabagismo e procurar eliminar esse hábito. Além de ser necessário para controlar os níveis elevados de pressão, gera inúmeras outras vantagens imediatas para a saúde. Todo esforço nessa direção é recompensado!

Essas dicas de cuidados com hipertensão podem fazer muita diferença no estado de saúde e constituem em uma boa referência para as pessoas nessa condição.

Gostou deste post? Assine nossa newsletter e saiba como cuidar melhor da sua saúde!

Deixe um comentário

Por favor, seja educado. Nós gostamos disso. Seu e-mail não será publicado e os campos obrigatórios estão marcados com "*"