Saiba como escolher um bom pediatra

Escolher um bom pediatra não é uma coisa simples, já que, nesse momento, você definirá o médico que vai cuidar do seu filho desde os primeiros dias de vida até a adolescência. Alguns pais optam pelo médico da família, outros vão por indicação.

Mas qual será a melhor maneira de selecionar o mais adequado? O que um bom médico deve fazer? Como ele deve tratar os pais? Antes de tudo, é preciso ter calma, pesquisar com cuidado e não optar pelo primeiro que aparecer. 

Contudo, algumas outras dicas podem ajudar bastante nesse processo de escolha. Confira!

Faça todas as perguntas que quiser

Um médico que esteja realmente preocupado com o bem-estar do seu filho responderá a todas as suas perguntas com disposição, já que sabe as preocupações que os pais podem apresentar. Algumas perguntas básicas devem ser feitas na primeira consulta, como:

  • onde o profissional se formou e cursou residência? Ele tem alguma pós-graduação ou especialização?
  • Trabalha com planos de saúde?
  • Ele atende o paciente que necessita de internação?
  • Como ele faz quando sai de férias ou viaja? Existe outro médico que o cubra quando necessário?
  • Ele atende em maternidades e hospitais?
  • Qual a política dele para telefonemas em casos de emergência?

Preste atenção na especialização dele

Ao entrar na graduação de medicina, os estudantes passam por 6 anos de curso para, depois, fazer a residência em pediatria. Essa residência pode ser conjunta com uma especialização ou não.

Depois de formado, o médico deverá estar inscrito no Conselho Regional de Medicina (CRM) e apresentar o título de especialista em pediatria aprovado pela Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP) ou por alguma sociedade estadual.

Todas as informações necessárias quanto à formação do médico em questão podem ser encontradas no site do CRM do seu estado. Fique atento a isso ao escolher um bom pediatra! 

Fique atento à postura do médico

É importante que aquele que cuidará de seu filho consiga explicar qual a doença, o que é necessário fazer e quais os cuidados a serem tomados de maneira que os pais consigam compreender.

Ele deve ser paciente e descrever com clareza, sem utilizar jargões médicos. Note se ele está preocupado com o seu entendimento e compreensão. Você deve sair do consultório esclarecido, calmo e com confiança de que ele cuidará da sua família.

Avalie a sua disponibilidade

Bebês e crianças são frágeis e podem adoecer a qualquer momento. Principalmente pais de primeira viagem devem ter um médico de confiança para consultar e em qualquer horário.

Pais de primeira viagem possuem muitas dúvidas e necessitam de um pediatra que lhes dê atenção, que possa sanar suas dúvidas e atendê-las em momentos de ansiedade e aflição.

Escolha alguém que trate seu filho com carinho

Parece muito óbvio, mas o profissional deve gostar e ter jeito com crianças. Não tratar seu filho como um número, chamá-lo pelo nome, pegar com carinho e explicar as coisas com calma são deveres do médico.

Isso trará aos pais maior confiança e empatia, mostrará que o pediatra realmente se preocupa com a criança e quer que ela se desenvolva da melhor maneira possível.

Prefira alguém que faça um bom diagnóstico

Precisão e cautela são indispensáveis na hora de fazer um diagnóstico: evitam o uso abusivo de remédios, dispensam exames e procedimentos desnecessários. O pediatra deve ter a dedicação de orientar e pedir exames específicos sempre que necessário.

Ele precisa estar atualizado em procedimentos mais seguros e menos invasivos que colaborem para a saúde da criança.

Escolher um bom pediatra não é simples, pois depende muito da confiança e afinidade que ele terá com os pais. Você deve se sentir à vontade para perguntar e seguro de que ele cuidará da saúde de seu bem mais precioso: seu filho.

Ainda tem dúvidas de como escolher um bom pediatra? Então, não deixe de entrar em contato conosco! Será um prazer ajudar você!

Deixe um comentário

Por favor, seja educado. Nós gostamos disso. Seu e-mail não será publicado e os campos obrigatórios estão marcados com "*"