As mudanças pelas quais uma mulher passa em sua vida trazem, a cada dia, novas descobertas sobre o seu próprio corpo, principalmente na adolescência. Esse é um momento rico para se conhecer melhor.
Além de autoconhecimento, explorar o próprio corpo pode ajudar as adolescentes a prevenir doenças, descobrindo nódulos ou deformações a tempo de tratá-los adequadamente.
O câncer de mama, apesar de não ser comum em jovens, é uma das grandes preocupações das mulheres (e dos homens, que têm também o risco de contrair a doença).
Para aprender a fazer o autoexame de mama de maneira correta já na adolescência, continue neste post.
Conhecendo o próprio corpo
O corpo feminino apresenta diversas fases ao longo da vida de uma mulher e cada um desses momentos possui características próprias e, por essa razão, requer cuidados específicos que devem ser aprendidos.
Assim, toda mulher deve conhecer o seu corpo para melhor cuidá-lo, inclusive a fim de perceber se algo estiver errado. Esse aprendizado de si mesma deve começar cedo e continuar por toda a vida.
Câncer de mama na adolescência
O câncer de mama é mais comum entre as mulheres acima dos 40 anos de idade, mas pode surgir em qualquer idade e sexo.
Apesar de na adolescência quase não ocorrerem casos da doença, é importante se proteger, especialmente quando se têm parentes diretos (mãe ou irmã) que já tiveram uma relação com a doença, em razão da herança genética.
Portanto, aprender desde cedo que a prevenção é a melhor maneira de se cuidar é o caminho a ser seguido. E, para prevenir-se do câncer de mama, a primeira medida é realizar o autoexame de mama.
Aprendendo a fazer o autoexame de mama
O autoexame de mama é muito simples de ser feito em qualquer idade. Todos devem realizá-lo ao menos uma vez ao mês e, às mulheres, o melhor período para fazê-lo é antes ou durante a menstruação.
Ele pode ser feito no banho, na hora de se trocar ou em qualquer outro momento. Escolha a melhor hora para você e veja agora como realizar o autoexame de mama.
- Retire qualquer vestimenta da parte superior do corpo.
- Caso não seja feito no banho, aplique um pouco de creme sobre as mamas para melhor deslize da mão.
- Levante o braço do lado da mama que será examinada.
- Com a outra mão, a partir dos mamilos, faça movimentos circulares que vão se abrindo até atingir a base da mama. Durante os movimentos, procure sentir o interior de seu seio.
- Em seguida, faça diversos movimentos retilíneos do mamilo para fora, como os raios de uma roda, sentindo também o interior, até cobrir toda a área.
- Procure alcançar também a região das axilas.
- Repita toda a sequência na outra mama.
Além do autoexame de mama, é sempre importante para a adolescente manter suas consultas médicas regulares.
Gostou deste post? Compartilhe com suas amigas nas redes sociais para que elas também tenham a oportunidade de se prevenir!