Câncer de mama e a mulher idosa: quais são os cuidados principais?

O câncer de mama está entre os tópicos mais comentados quando o assunto envolve saúde da mulher. Afinal, depois do câncer de pele não melanoma, esse é o tipo de câncer que mais acomete as mulheres no mundo inteiro.

Anualmente, segundo o Instituto Nacional de Câncer José Alencar Gomes da Silva (INCA), cerca de 28% dos novos casos de câncer são relacionados à mama. Isso é motivo suficiente para que as mulheres estejam sempre atentas, principalmente para evitar o câncer de mama na terceira idade. 

Se você tem interesse em saber informações sobre cuidados preventivos e sintomas, acompanhe  seguir a série de perguntas e respostas. 

As mulheres na terceira idade estão mais propensas ao câncer de mama? 

Sim. O INCA informa que o câncer de mama é raro antes dos 35 anos de idade, mas a partir de então a incidência cresce progressivamente, com ênfase depois dos 50 anos. Isso ocorre devido ao acúmulo de exposições de risco ao longo da vida, assim como às inevitáveis alterações biológicas. 

O alerta em relação à terceira idade se deve ao fato de que muitas pessoas acreditam que a incidência é menor após os 60 anos de idade. Contudo, o que tem acontecido é o aumento no número de mulheres idosas que recebem o diagnóstico de câncer de mama quando ele já está em fase avançada, muitas vezes irreversível. 

A autopalpação é importante? 

Sim. Ela é essencial, independentemente da idade, e contribui para que as mulheres percebam alguma alteração suspeita na mama e procurem o serviço de saúde para fazer uma investigação sobre o diagnóstico. 

Tanto a observação quanto a autopalpação das mamas podem ser feitas em situações como no banho e ao trocar de roupas. Entretanto, é importante lembrar que esses cuidados não substituem a necessidade de fazer mamografia periodicamente após os 50 anos. 

Quais sinais e sintomas podem estar ligados ao câncer de mama? 

Embora os sinais a seguir também estejam relacionados a doenças benignas da mama, é importante procurar auxílio médico sempre que apresentar: 

  • nódulo fixo e, geralmente, indolor na mama; 
  • nódulo pequeno nas axilas ou pescoço; 
  • pele da mama avermelhada; 
  • alterações no mamilo; 
  • produção de líquido anormal na mama.  

Quando é preciso fazer a mamografia? 

O Ministério da Saúde recomenda que, entre os 50 e os 69 anos de idade, a mamografia seja feita a cada dois anos.

No entanto, para as mulheres que apresentam alto risco de desenvolver câncer de mama, como histórico familiar e alterações de genes, é aconselhável acompanhamento médico e recomendações individuais. 

O que pode prevenir o aparecimento do câncer de mama? 

O INCA afirma que a terapia de reposição hormonal pode influenciar no desenvolvimento da doença, portanto é necessário rigoroso controle médico durante o período de tratamento.

Além disso, o instituto tem disseminado que, ao levar uma vida saudável, é possível reduzir em 28% o risco de desenvolver câncer de mama. Isso inclui: 

  • praticar atividades físicas regularmente; 
  • manter alimentação saudável e equilibrada; 
  • evitar o consumo de bebidas alcoólicas; 
  • controlar o peso corporal.

Agora que você já sabe o quanto a autopalpação, a mamografia e os cuidados preventivos são essenciais para prevenir o câncer de mama na terceira idade, aproveite para compartilhar a sua experiência nos comentários. 

Deixe um comentário

Por favor, seja educado. Nós gostamos disso. Seu e-mail não será publicado e os campos obrigatórios estão marcados com "*"