Câncer de mama tem cura, sim. Mas é preciso fazer o diagnóstico precoce.

O Outubro Rosa é o movimento de conscientização e prevenção para o diagnóstico precoce do câncer de mama. Ele surgiu na década de 90 para alertar sobre a importância do diagnóstico em fase inicial aumentando as chances de tratamento e cura.

 

O Outubro Rosa pelo mundo.

Durante todo o mês de outubro, inúmeras ações são feitas em todo o mundo para chamar a atenção para o problema. Desde corridas de rua, monumentos iluminados na cor rosa até campanhas publicitárias ressaltando a importância do movimento. As ações são sempre simbolizadas pelo ícone do laço cor-de-rosa.
Com o engajamento de artistas e celebridades em geral, também são feitas campanhas para arrecadação de fundos para institutos dedicados à pesquisa e estudos da causa, prevenção, diagnóstico e cura do câncer de mama.

 

O tamanho do problema.

O câncer de mama é causado pela multiplicação de células anormais da mama, formando tumores. São inúmeros os tipos de câncer de mama, sendo muitos de desenvolvimento rápido, enquanto outros, são menos agressivos.

No Brasil são detectados mais de 50.000 novos casos a cada ano o que corresponde a quase 30% dos novos casos de câncer em mulheres. Excluindo-se os tumores de pele não melanoma, o câncer de mama é o tipo mais frequente nas mulheres das regiões Sul, Sudeste, Centro-Oeste e Nordeste.

 

 

Nada é melhor que a prevenção.

Essa doença se desenvolve aos poucos, lentamente, e depende de fatores genéticos, mas os fatores ambientais e até o estilo de vida também podem causar o surgimento precoce.

Vale aqui um alerta importante para quem já teve câncer de mama, pois existem casos em que a doença pode retornar. Por isso, mesmo após a cura, é fundamental o acompanhamento contínuo especialmente nos primeiros 5 anos após o tratamento.

Nos exames de rotina é possível a detecção da doença ao serem descobertos nódulos na região dos seios. Porém, em muitos casos, os nódulos não chegam a ser sentidos apenas pelo toque dos dedos, por isso é de vital importância a realização de exames de imagem. A mamografia é o mais importante exame para diagnóstico e deve ser feito por todas as mulheres na faixa etária entre 40 e 70 anos.

Durante todo o Outubro Rosa, a Vida Class está com ações especiais para que você possa realizar seus exames de prevenção de forma ainda mais acessível.
Vale muito a pena dar uma olhadinha lá.

 

Tratamento e cura.

Os índices de cura em casos de câncer de mama são bastante altos, chegando a atingir 95% de sucesso se diagnosticados no início.
O tratamento mais comum é a cirurgia de retirada do tumor, podendo ser complementado com sessões de radioterapia e quimioterapia.

 

Como ajudar?

Apesar da ampla divulgação em meios de comunicação, ainda existe uma boa parcela de mulheres que nunca fez exames laboratoriais e nem mesmo o autoexame.
Por isso é importante que você, mulher ou homem, converse com as mulheres próximas de você como sua mãe, tias, irmãs ou amigas.

O câncer de mama é um assunto que deve ser tratado abertamente, e o tema Outubro Rosa traz uma leitura mais leve para abordar o problema.

Já o Novembro Azul, que trata do câncer de próstata, infelizmente até hoje é visto com muito preconceito e discriminação. Mas esse é um assunto para o mês que vem. 😉

Deixe um comentário

Por favor, seja educado. Nós gostamos disso. Seu e-mail não será publicado e os campos obrigatórios estão marcados com "*"