Contas da família em dia: saiba como evitar gastos desnecessários!

Fazer um controle financeiro familiar eficiente é essencial para evitar gastos desnecessários, já que os preços dos produtos sofreram uma grande alta nos últimos anos. Se você não tiver uma boa administração das suas finanças, existe uma boa chance de acabar se endividando sem perceber.

Este artigo vai te ajudar a identificar quais sãos os gastos desnecessários da sua família e, ao mesmo tempo, propor soluções para que você economize, otimizando assim o seu orçamento familiar.

Quer saber mais? Continue a leitura e confira!

Estipule um orçamento na hora de realizar as suas compras

A maioria das pessoas costuma efetuar suas compras frequentemente, seja na aquisição de roupas, cosméticos, calçados e até supermercado, mas isso não é algo é indicado quando o assunto é economizar.

Sabemos que a aquisição desses produtos é essencial para o dia a dia, mas para evitar gastos desnecessários é importante que um orçamento seja realizado para cada compra efetuada.

Uma dica é guardar uma determinada quantia em dinheiro e fazer suas compras de vestuários no início de cada estação.

Para compras de supermercado, é indicado que você determine um período para realizá-las, pode ser uma vez a cada 10 ou 15 dias, por exemplo.

Assim, você evita comprar produtos por impulso, o que pode prejudicar o seu orçamento familiar.

Diminua as refeições fora de casa

Diminuir as refeições fora de casa pode reduzir, e muito, as suas despesas, pois isso costuma ser um dos maiores gastos do seu orçamento.

Em uma entrevista à revista Exame, o consultor financeiro Mauro Calil disse que “gastar R$ 30 para jantar fora de casa, durante uma semana, pode ser equivalente a passar duas semanas comendo em casa”.

Você pode começar a levar lanches para o trabalho, por exemplo, e comer fora de casa só quando realmente for necessário. Pode ter certeza de que no final do mês você vai notar a diferença.

Revise suas tarifas bancárias

Geralmente, as tarifas bancárias possuem um custo mensal alto, que compromete boa parte do seu orçamento familiar.

Devido a isso, é importante que você analise as propostas de outros bancos e verifique se eles oferecem os mesmos serviços com preços menores.

O ideal é que essa pesquisa seja feita periodicamente, assim você vai conseguir evitar gastos desnecessários com o cartão de crédito, por exemplo.

Evite comprar a prazo

A maioria dos consumidores tem o costume de parcelar as compras, porém é importante ter muito cuidado para não se endividar.

As compras a prazo, geralmente, possuem juros altos que podem comprometer o seu orçamento futuramente e te impedir de realizar novas aquisições.

Em contrapartida, nas compras à vista você pode ganhar bons descontos em produtos de maior valor e ainda não se preocupar com as parcelas depois.

É claro que, em alguns casos, o parcelamento se faz necessário, mas é importante que você preste muita atenção para não correr riscos futuros.

Evitar gastos desnecessários tem de se tornar um hábito diário. E como você se preocupa com o futuro financeiro de sua família, é importante que estas dicas sejam colocadas em prática no seu dia a dia, para que tenha tranquilidade para administrar as finanças do seu lar.

Gostou do nosso artigo? Então agora é com você! Curta a nossa página no Facebook e siga-nos no Instagram e LinkedIn para ficar por dentro de todas as nossas novidades!

Deixe um comentário

Por favor, seja educado. Nós gostamos disso. Seu e-mail não será publicado e os campos obrigatórios estão marcados com "*"