Dia do Médico: 3 curiosidades sobre esta data

Como podemos imaginar, o Dia do Médico é uma data importante para agradecer e honrar esses profissionais tão importantes na vida de todos nós. Mas você sabe o motivo pelo qual essa data foi escolhida? Existem algumas curiosidades sobre este dia que gostaríamos de compartilhar com vocês. 

A primeira delas é que trata-se de uma data católica, pois celebra o aniversário de São Lucas, um santo que em vida foi médico e, por isso, é considerado o protetor dos médicos pelos católicos. Não há informações precisas sobre a vida do Santo, mas sabe-se que ele é considerado patrono dos médicos desde o século XV, e que ele teria estudado Medicina na Antioquia, cidade onde também teria nascido.

A segunda curiosidade diz respeito à origem da data no Brasil. Segundo algumas fontes, seu estabelecimento é atribuído a Eurico Branco Ribeiro, um conhecido médico paranaense – que se formou em Medicina pela Faculdade de Medicina de São Paulo, em 1927, foi professor de cirurgia e fundou o Sanatório São Lucas, na mesma cidade. Eurico também era um grande pesquisador sobre a vida de São Lucas e chegou a publicar alguns livros a respeito da vida do Santo.

Já a terceira curiosidade é que o Dia do Médico é comemorado em datas diferentes ao redor do mundo. No Canadá, por exemplo, é comemorado desde 2011 no dia 1º de março, data que marca o nascimento da Dra. Emily Stowe, primeira mulher a ser médica no país. Já nos EUA, a data é comemorada em 30 de março, data em que a anestesia foi administrada pela primeira vez em um paciente em 1842, pelo Dr. Crawford W. Long, no estado da Georgia.

E aí, gostou de saber um pouco mais sobre a história deste profissional essencial na nossa vida? 

Então aproveita, corre lá no nosso site e cuide da sua saúde hoje mesmo!

Deixe um comentário

Por favor, seja educado. Nós gostamos disso. Seu e-mail não será publicado e os campos obrigatórios estão marcados com "*"