Dia Mundial de Combate à Tuberculose

Hoje é o Dia Mundial da Tuberculose, criada para conscientizar a população sobre as devastadoras conseqüências da doença e intensificar os esforços para acabar com a epidemia global de tuberculose. A data marca o dia em que, no ano de 1882, o Dr. Robert Koch anunciou que havia descoberto a bactéria que causa a tuberculose, abrindo caminho para o diagnóstico e a cura dessa doença.

A OMS estima que há aproximadamente 9,6 milhões de casos todos os anos, sendo uma morte a cada 21 segundos. Essa é a doença infecciosa que mais mata jovens e adultos. No Brasil, são notificados aproximadamente 67 mil casos novos por ano e ocorrem 4,5 mil mortes em decorrência da tuberculose (13 brasileiros morrem em média todos os dias).

A tuberculose é uma doença bacteriana infecciosa causada por Mycobacterium tuberculosis, que afeta principalmente os pulmões. É transmitida através do contato com a saliva de pessoas infectadas. 

Um dos principais sintomas é a tosse com duração de duas ou mais semanas, acompanhada ou não de febre ao final da tarde, suor noturno e emagrecimento. Os maiores grupos de risco estão entre aqueles que vivem com o vírus HIV/AIDS, diabéticos, pessoas que convivem com doentes infectados, pessoas em situação de rua ou privados de liberdade.

O diagnóstico se dá através do exame de escarro, seu tratamento é gratuito e deve ser feito por um período mínimo de 6 meses. Ao identificar esses sintomas o ideal é buscar um médico o mais rápido possível. Para isso, conte com a facilidade da VidaClass, entre em nosso site e marque sua consulta hoje mesmo.

Deixe um comentário

Por favor, seja educado. Nós gostamos disso. Seu e-mail não será publicado e os campos obrigatórios estão marcados com "*"