Dia Mundial e Nacional da Osteoporose: 5 dicas para evitar a osteoporose

A doença é silenciosa, chega sem avisar e atinge principalmente as mulheres, diminuindo a massa óssea e tornando os ossos do corpo mais frágeis. Assim é a osteoporose, condição metabólica que aumenta de maneira considerável o risco de fraturas em pessoas com mais de 50 anos. O assunto requer bastante atenção. Por isso, hoje, Dia Mundial e Nacional da Osteoporose, a Vida Class relacionou cinco dicas para você se prevenir e evitar a doença.

Antes, porém, é importante entender como essa condição se manifesta no organismo. A medida que os anos passam, a formação de novas células ósseas no corpo diminui, o que é natural. Como consequência, os ossos se tornam mais porosos e podem perder a resistência. Para entender melhor, acompanhe as imagens abaixo.

No desenho à esquerda, vemos um osso normal. Já na ilustração à direita, é possível notar a poros dilatados que indicam um quadro de osteoporose. Nessa condição, o paciente corre o risco de a qualquer momento sofrer fraturas espontâneas a partir de pequenos impactos ou até movimentos corporais, como um simples espirro. Embora também acometa homens, a doença é mais comum no grupo feminino: uma em cada quatro mulheres, após a menopausa – e diminuição dos estrógenos, recebe esse diagnóstico.

Mas há também outros fatores relacionados à osteoporose e sempre falamos deles aqui: os hábitos de vida. Confira abaixo algumas dicas para evitar a doença.

 

Tome sol

Os raios solares são fontes naturais de Vitamina D, essencial para a prevenção da osteoporose. Mas sem exageros. Vinte minutos de exposição solar são suficientes. 

 

Faça exercícios

Caminhar, dançar, subir as escadas do prédio, nadar. Essas são algumas atividades que fortalecem os ossos, mantendo assim a doença bem longe. Pratique esportes!

 

Alimente-se bem

Tenha uma dieta rica em vitamina D (carne e frutos do mar), fósforo (sardinha e atum), magnésio (banana, abacate, uva), proteína (soja, amêndoa, tofu) e cálcio (couve, espinafre, brócolis) ajudam a evitar a perda de massa óssea.  

 

Controle os excessos

Se você toma muito café, cuidado. A cafeína, rica em xantina, pode elevar a excreção de cálcio através dos rins. O álcool também é prejudicial ao interromper a formação do tecido ósseo.

 

Evite fumar

Já é sabido que o cigarro está associado a inúmeros males, entre eles o câncer. Mas fumar também está relacionado ao surgimento e a piora de doenças reumáticas.

Tomou nota? Agora é só se prevenir. E, caso você precise de mais orientações sobre a osteoporose, fale com um de nossos reumatologistas. Acesse o nosso site e marque a sua consulta ou exame hoje mesmo: www.vidaclass.com.br

 

Deixe um comentário

Por favor, seja educado. Nós gostamos disso. Seu e-mail não será publicado e os campos obrigatórios estão marcados com "*"