O que é preciso para doar sangue?

A doação de sangue pode ajudar àqueles que sofrem com doenças potencialmente fatais a viver com mais qualidade de vida, além de dar apoio a procedimentos médicos e cirúrgicos. Somado a isso, essa atitude tão nobre também tem um papel fundamental no salvamento de vidas e cuidados maternos e neonatais. 

Segundo dados do Ministério da Saúde, 1,6% da população brasileira é doadora de sangue. Embora esse número esteja dentro dos parâmetros da OMS (que indica como desejável que 1% a 3% da população de cada país seja doadora), é muito importante reforçar a promoção da doação de sangue, pois, apenas através das doações voluntárias regulares pode ser garantida a disponibilidade de sangue para quem precisar, nos estoques das unidades de saúde em todo o Brasil.

Para doar sangue, é preciso estar em bom estado de saúde e ter as seguintes condições:

 

  • Idade: entre 16 e 69 anos (pessoas acima de 60 anos só podem doar se já tiverem doado antes dessa idade, menores de 18 precisam estar acompanhados de responsáveis ou com formulário de autorização)
  • Peso: mínimo de 50 kg
  • Repouso: ter dormido no mínimo 6 horas nas últimas 24h
  • Alimentação: evitar jejum e alimentos gordurosos nas últimas horas e em casos de ter tido refeições fartas no almoço ou jantar, doar após 3 horas
  • Documentos: apresentar documento de identidade original com foto atual, emitido por órgão oficial (RG, Carteira de Habilitação, Carteira de Trabalho ou Previdência Social)
  • Bebidas: não ter ingerido bebida alcoólica nas últimas 12 horas
  • Fumo: não ter fumado tabaco por no mínimo 2 horas antes da doação
  • Exercícios: não ter praticado exercícios físicos exagerados nas últimas 24 horas

 

Para doar sangue, basta seguir os pré-requisitos acima e procurar o hemocentro da sua cidade. Além disso, a Fundação Pró-Sangue disponibiliza coletas externas em empresas, universidades, escolas e comunidades. 

Inscreva-se e participe desse ato que salva vidas!

Deixe um comentário

Por favor, seja educado. Nós gostamos disso. Seu e-mail não será publicado e os campos obrigatórios estão marcados com "*"