O que fazer quando o plano de saúde pesa no bolso?

Uma resposta clássica à pergunta “o que você deseja?” é “saúde e paz, e o resto a gente corre atrás”. E, trata-se de uma grande verdade, não é mesmo? Com corpo e mente em plena atividade fica muito mais fácil ir atrás do que desejamos. Por isso, a busca por saúde e qualidade de vida é uma máxima atualmente.

Mesmo sendo um direito previsto em nossa Constituição, ter acesso à saúde gratuita nem sempre é simples ou rápido. Basta ligar a TV e ver que o Sistema Único de Saúde (SUS) está longe de ter as condições de atender toda demanda da população.

Diante disso, as famílias que possuem uma melhor condição financeira contratam planos de saúde. As vantagens de contar com esse tipo de assistência são várias, com destaque para o grande número de profissionais à disposição e — em média — um tempo de espera muito menor para consultas e exames.

Mas tudo isso tem um preço. Hoje, os custos com plano de saúde comprometem boa parte do orçamento das famílias brasileiras. Por isso, no post de hoje, vamos dar dicas sobre o que fazer quando o plano de saúde pesa no bolso. Continue a leitura e confira!

A crise apertou!

Com o atual momento da economia brasileira, muitas pessoas acabaram perdendo seus empregos ou viram seu poder de compra diminuir. Em ambos os casos, uma saída é “apertar os cintos” e rever o orçamento da família para identificar quais despesas podem ser cortadas ou diminuídas.

Em uma situação de emergência, muitas famílias acabam ficando endividadas e precisam cortar gastos essenciais como a mensalidade do plano de saúde.

Os especialistas em finanças recomendam uma reserva para esse tipo de emergência, mas, a verdade é que pouca gente tem dinheiro guardado e as despesas com saúde normalmente são bem altas. E, mesmo quem tem alguma reserva financeira, pode ver tudo ir embora no primeiro contratempo.

Plano de saúde ao alcance de todos

Mas, antes de se desesperar, quem não está conseguindo pagar o plano de saúde pode buscar outras alternativas. Vale pesquisar em outras operadoras uma opção mais barata para que a família não fique desprotegida.

Uma opção para quem não está conseguindo pagar o plano de saúde está nas empresas que prometem consultas e outros serviços relacionados a preços mais acessíveis. Apesar de relativamente novo, esse novo modelo de negócio tem cada vez mais adeptos no Brasil.

Além do preço em conta e uma crescente rede de convênios, a principal vantagem deste tipo de serviço é que o usuário só paga pelos serviços que utiliza, ou paga taxas mensais que são transformadas em crédito para utilizar sempre que for necessário.

Algumas dessas empresas possuem plataformas online onde o paciente pode fazer a busca pelo especialista que deseja, a clínica popular mais perto de sua casa, dentre outros.

Ao contratar um desses serviços, a pessoa tem descontos em consultas ambulatoriais, exames, tratamentos odontológicos, dentre outros. Algumas empresas chegam a oferecer descontos na compra de medicamentos, seguro de vida e até plano funerário seguindo o mesmo modelo.

Ou seja, você abandona as altas mensalidades do plano de saúde, economiza dinheiro e o mais importante: continua tendo acesso a serviços de qualidade por um preço justo. Em tempos difíceis, a saída é buscar opções baratas e de qualidade para cuidar de si mesmo e da família.

Você tem alguma dica de economia para essas situações? Deixe seu comentário no post e compartilhe sua experiência!

Deixe um comentário

Por favor, seja educado. Nós gostamos disso. Seu e-mail não será publicado e os campos obrigatórios estão marcados com "*"