Mulheres do mundo inteiro têm um bom motivo para comemorar: o primeiro contraceptivo masculino promete chegar ao mercado em até 7 meses.
O Indian Council of Medical Research (ICMR), uma agência de pesquisa biomédica financiada pelo governo, concluiu com êxito um ensaio clínico sobre um contraceptivo masculino injetável, informou o Hindustan Times.
De acordo com o Dr. R.S. Sharma, cientista sênior do ICMR, “o produto está pronto, com apenas aprovações regulatórias pendentes [do governo].
O contraceptivo é um polímero que um profissional médico injeta nos vasos deferentes (testículo) de um paciente, sob anestesia local.
Esse é o mesmo tubo que é cortado durante uma vasectomia, mas bloqueá-lo com um polímero atinge o mesmo objetivo – impedir que o esperma saia dos testículos – sem exigir que um paciente seja submetido à cirurgia. Além disso, o novo contraceptivo perde sua potência após 13 anos, por isso não é tão permanente quanto uma vasectomia.
Os pesquisadores acreditam que o produto, que vem sendo estudado desde a década de 1970, estará disponível nos próximos sete meses e promete ser uma grande revolução no mercado de contraceptivos.