Tuberculose: sintomas e tratamentos

Hoje é o Dia Mundial da Tuberculose, criado para conscientizar a população sobre as devastadoras consequências da doença e intensificar os esforços para acabar com a epidemia global de tuberculose.

A OMS estima que há aproximadamente 9,6 milhões de casos todos os anos, sendo uma morte a cada 21 segundos. Essa é uma doença infecciosa grave e está entre as 10 causas de morte no mundo: são 10 milhões de casos por ano e mais de 1 milhão de óbitos. No Brasil, em 2019, foram registrados 73.864 mil casos novos da doença.

A tuberculose é uma doença bacteriana infecciosa causada por Mycobacterium tuberculosis, que afeta principalmente os pulmões. É transmitida através do contato com a saliva de pessoas infectadas. A pessoa com tuberculose expele, ao falar, espirrar ou tossir, pequenas gotas de saliva que contêm o agente infeccioso, que é aspirado por outra pessoa.

Um dos principais sintomas é a tosse com duração de duas ou mais semanas, acompanhada ou não de febre ao final da tarde, suor noturno e emagrecimento. Os maiores grupos de risco estão entre aqueles que vivem com o vírus HIV/AIDS, diabéticos, pessoas que convivem com doentes infectados, pessoas em situação de rua ou privados de liberdade.

O diagnóstico se dá através do exame de escarro, seu tratamento é gratuito e deve ser feito por um período mínimo de 6 meses – através do uso de antibióticos. Ao identificar esses sintomas o ideal é procurar um médico o mais rápido possível. Além disso, deve ser feito uma pesquisa de infecção entre familiares e pessoas próximas e pode ser necessário que essas pessoas façam um tratamento específico para evitar o desenvolvimento e propagação da doença.

Caso você apresente um ou mais sintomas, não perca tempo! Entre no nosso site e agende uma consulta hoje mesmo com um especialista: www.vidaclass.com.br

Deixe um comentário

Por favor, seja educado. Nós gostamos disso. Seu e-mail não será publicado e os campos obrigatórios estão marcados com "*"