Vai viajar? Saiba quando é necessário tomar vacinas antes

vacinação, além de importante ferramenta de prevenção de doenças, também é um fator importante no momento de se organizar para alguma viagem, principalmente para países tropicais ou que já passaram por alguma epidemia de doença.

Vários países exigem que seus visitantes estejam com determinadas vacinas em dia. E por isso, separamos algumas informações para que você saiba melhor sobre as vacinas para viajar, suas doses e as principais recomendações.

Quais são as vacinas para viajar obrigatórias?

A única vacina obrigatória em escala mundial é contra a febre amarela. Essa doença infecciosa é transmitida pelo mosquito Aedes aegypti — o mesmo transmissor da dengue, e não tem cura. Além de se vacinar, use sempre repelente e tela nas janelas, e nunca deixa acumular água parada.

A vacinação da febre amarela tem validade de 10 anos e é preciso tomar 10 dias antes de embarcar.

E quais são as vacinas mais recomendadas?

Além da febre amarela, destacamos algumas doenças em que a vacinação é recomendada por diferentes países.

Hepatite A

A infecção é causada pela ingestão de água e alimentos contaminados ou pelo contato direto com pessoas ou produtos já infectados.

Os principais sintomas são fraqueza, sonolência, perda de apetite, dores de cabeça e problemas gastrointestinais.

Hepatite B 

Transmitida comumente pelo contato sexual e/ou pelo sangue — transfusões, agulhas de seringa, tatuagem ou acupuntura.

Os sintomas mais comuns são: sensação de cansaço, fadiga, mal-estar, náusea e perda de apetite. Além disso, a pele e os olhos podem ficar amarelados e a urina escura. Alguns quadros não apresentam sintomas.

Procure saber se no país que você vai visitar está passando por algum surto da doença, pois a imunização exige um certo tempo, já que são 3 injeções aplicadas no período de 6 meses.

Tétano e difteria 

Ambas são doenças infecciosas muito graves, chegando, algumas vezes, a ser fatal. Elas acontecem por feridas infeccionadas na pele.

Os principais sintomas são: falta de ar, asfixia, constrição mandibular, dificuldade em engolir, ritmo cardíaco acelerado e espasmos com costas e pescoço arqueados.

A vacina é recomendada a todos, mas principalmente pessoas que praticam esportes radicais ou que estejam acampando, já que a exposição a cortes e feridas é maior.

Quais locais exigem essas vacinas?

Das vacinas mencionadas nesse artigo, todas as regiões geográficas recomendam a vacinação:

  • Norte e Sul da Europa; 
  • Américas do Norte, Sul e Central;
  • África do Sul e África ao sul do Saara;
  • Ásia Oriental e Centro-Sul da Ásia;
  • Sudeste e sudoeste asiático.

As exigências e peculiaridades de cada país com relação às vacinas mudam constantemente, por isso, procure com antecedência as informações sobre o seu destino. 

Qual o momento de vacinar?

O ideal é marcar uma consulta com seu médico e agilizar a aplicação para, pelo menos, um mês antes da viagem, pois a imunização varia de uma vacina para outra.

Como fazer o certificado internacional de vacinação?

No Brasil, o Certificado Internacional de Vacinação ou Profilaxia (CIVP) é concedido pela Anvisa. O certificado é um documento muito importante e se seu destino é algum país que o exija, ele deve ser apresentado no check-in — e provavelmente no desembarque.

Para requisitá-lo, basta preencher o formulário no site e se dirigir a um dos Centros de Orientação para a Saúde do Viajante com sua carteirinha de vacinação comum.

Mesmo que a febre amarela seja a maior preocupação dos viajantes, não esqueça de procurar informações e outras vacinas para que sua viagem não se torne um problema!

Gostou de saber sobre as vacinas para viajar? Então curta nossa página no Facebook e fique por dentro de nossas atualizações!

Deixe um comentário

Por favor, seja educado. Nós gostamos disso. Seu e-mail não será publicado e os campos obrigatórios estão marcados com "*"