Em 2019, o carnaval será apenas em março, mas os blocos e festas de aquecimento já começaram. É muito tempo para aproveitar ao máximo a folia! Além dos cuidados que a estação e as temperaturas elevadas exigem, como ingerir bastante líquido pra hidratar o corpo e passar protetor solar, é importante não esquecer das precauções no que diz respeito às relações sexuais.
Comemorações carnavalescas podem ser palco de memórias inesquecíveis, de muita diversão e alegria. Geralmente também é um momento de muita paquera e contatos íntimos casuais, mas é sempre bom lembrar que sexo sem proteção pode causar uma série de doenças sexualmente transmissíveis, as famosas DSTs, ou até mesmo uma gravidez indesejada.
Cada um tem o direito de aproveitar as festas da maneira que preferir e sem julgamentos alheios. Afinal, é época de curtição! Mas é possível tirar proveito da farra, evitando eventuais problemas futuros.
Em primeiro lugar, andar com uma cartela de camisinha não ocupa espaço e faz uma grande diferença, já que se trata do método de prevenção mais eficaz. É importante usar camisinha não apenas no sexo vaginal, como também no sexo oral e anal. Doenças como a gonorréia podem ser transmitidas até mesmo no ato da masturbação.
Suas vacinas estão em dia? Inclusive a da HPV? Grande parte das DSTs podem ser evitadas com a camisinha, como a sífilis e o HIV, entretanto a HPV também pode estar em áreas como o saco escrotal, necessitando de mais cuidados.
Lembre-se sempre: a pílula anticoncepcional não protege de doenças sexualmente transmissíveis, somente reduz a chances de engravidar. Ela sozinha não garante a proteção que você precisa.
Algumas das doenças que podem ser contraídas, caso não haja cuidado incluem:
– Sarna
– HIV/Aids
– HPV
– Doença Inflamatória Pélvica (DIP)
– Cancro Mole
– Sífilis
– Clamídia e Gonorréia
– Donovanose
– Hepatite
– Vaginite
– Chatos
– Herpes
– Linfogranuloma Venéreo
– Tricomoníase
É possível ter responsabilidade e prazer ao mesmo tempo. A dica que fica é tomar precauções simples, porém extremamente efetivas. Não precisa abrir mão da festa para ter saúde, basta saber se preparar!