Coronavírus: A obesidade como fator de risco

Os idosos não são o único grupo de risco do novo Coronavírus. Pessoas com pelo menos uma comorbidade também estão mais propensas a desenvolver os sintomas mais graves da doença.

Os principais fatores de risco são:

 

  • Hipertensão
  • Diabetes
  • Doenças coronarianas
  • Doenças vasculares cerebrais

 

Inclusive, muitas dessas condições estão relacionadas diretamente a um mal que atinge um em cada oito adultos no mundo: a obesidade.

Como sabemos, a obesidade é apontada como um fator de risco para desenvolver doenças cardiovasculares e hipertensão. Alguns estudos também indicam que pessoas obesas têm três vezes mais risco de contrair diabetes. 

Segundo médicos, o excesso de peso causa um estado de inflamação crônica no corpo e isso afeta o funcionamento das células e suas superfícies, interrompendo sua função natural de barreira protetora, o que facilita o ataque de vírus como o COVID-19. 

Os quilos extras também têm efeitos negativos na nossa imunidade, pois reduzem a produção de proteínas vitais que compõem o sistema imunológico. Além disso, quem sofre de obesidade severa pode ter os pulmões afetados para respirar normalmente, sofrer de apneia do sono e ter problemas de reoxigenação. Como o Coronavírus ataca principalmente os pulmões, nessa situação, o paciente tende a sofrer mais. 

Por isso, não deixe de lado o tratamento da obesidade! Aqui na VidaClass você pode ter acesso aos melhores nutricionistas e endocrinologistas do Brasil. Além disso, também pode contar com as facilidades da nossa plataforma de telemedicina para marcar uma consulta sem sair de casa. Acesse: www.vidaclass.com.br

Deixe um comentário

Por favor, seja educado. Nós gostamos disso. Seu e-mail não será publicado e os campos obrigatórios estão marcados com "*"