Mês de Combate as Hepatites Virais

Segundo a Organização Mundial da Saúde, pelo menos 400 milhões de pessoas estão infectadas no mundo todo com algum tipo de hepatite.

Diante da preocupação com a situação de saúde pública mundial, relacionada às causas e aos riscos dessas doenças, durante a 63ª Assembleia Mundial de Saúde, a OMS instituiu a data de 28 de Julho como o Dia Mundial de Luta Contra as Hepatites Virais. O intuito é chamar a atenção para o perigo da infecção e aumentar a conscientização da população e dos profissionais da saúde acerca do tema.

Hepatite é o termo designado para a inflamação no fígado e pode ter diversas causas. Infecção pelos vírus tipos A, B, C, D e E, pelo uso excessivo de drogas, como o álcool e remédios e por outras doenças genéticas e autoimunes.

A infecção das Hepatites A e E, é oral-fecal. Ela se dá através da ingestão de água ou alimentos contaminados pelos vírus e isso é consequência das condições precárias de saneamento básico ainda presente em muitos lugares do país e da falta de higiene no preparo dos produtos alimentares. Por isso, higienize e cozinhe bem o que vai ingerir, principalmente a carne de porco.
Já a infecção das Hepatites B, C e D é causada pelo sangue e, também pelo sexo sem proteção. Previna-se, usando camisinha nas relações sexuais e não compartilhe seringas, lâminas de barbear, escovas de dentes, agulhas e alicates. A transmissão também se dá de forma vertical, ou seja, durante gravidez ou no parto.
Dados do Ministério da Saúde mostram que a Hepatite C é responsável por mais de 70% dos óbitos decorrentes das hepatites virais no Brasil e a Hepatite B é responsável por mais de 20%.
Apenas as hepatites A, B e D possuem vacinas para prevenir a infecção. As hepatites B e C têm tratamentos específicos e, em todas as ocasiões de infecção, um médico deverá ser consultado.

Muitas vezes, essas doenças são silenciosas e não apresentam sintomas, o que é um grande risco à saúde, pois a infecção pode evoluir e causar sérios problemas ao fígado, como a cirrose e o câncer. Porém, é preciso sempre ficar atento a eles: cansaço, pele e olhos amarelados, febre, vômito, enjoo, tontura, mal-estar, fezes claras, urina escura e dor abdominal.
O Ministério da Saúde informa que o Sistema Único de Saúde (SUS) oferece gratuitamente testes para diagnósticos e tratamentos para todos os tipos de Hepatites, independentemente do grau de lesão do fígado.

Deixe um comentário

Por favor, seja educado. Nós gostamos disso. Seu e-mail não será publicado e os campos obrigatórios estão marcados com "*"