O que é Doença Falciforme?

A anemia falciforme faz parte de um grupo de doenças conhecidas como doença falciforme, assim, é uma doença hereditária dos glóbulos vermelhos, em que não existem glóbulos vermelhos saudáveis suficientes para transportar oxigênio por todo o corpo.

Normalmente, os glóbulos vermelhos flexíveis e redondos se movem facilmente através dos vasos sanguíneos, entretanto, na anemia falciforme, o sangue vermelho tem a forma de foice ou lua crescente. Essas células rígidas e pegajosas podem ficar presas em pequenos vasos sanguíneos, o que pode retardar ou bloquear o fluxo sanguíneo e o oxigênio para partes do corpo.

Não há cura para a maioria das pessoas com anemia falciforme, mas os tratamentos podem aliviar a dor e ajudar a prevenir complicações associadas à doença.

Sintomas

Os sintomas da anemia falciforme geralmente aparecem por volta dos 5 meses de idade. Variando de pessoa para pessoa e mudando com o tempo eles podem incluir:

  • Anemia;
  • Episódios periódicos de dor;
  • Inchaço nas mãos e nos pés;
  • Infecções frequentes;
  • Crescimento atrasado;
  • Problemas de Visão.

A doença falciforme é geralmente diagnosticada na infância por meio de programas de triagem neonatal (teste do pezinho) por isso, caso o recém nascido ou a criança apresente os sintomas citados acima, um médico deverá ser consultado. 

Tratamento

Não existe cura para a maioria das doenças falciformes, entretanto, existem tratamentos que podem ajudar suas

O uso de medicamentos anti-inflamatórios e analgésicos para diminuir as dores é muito comum, entretanto, deve ser feito com o conhecimento do médico, porque pode mascarar sintomas de infecção. Outra opção de tratamento é a utilização de mascara de oxigênio para aumentar sua quantidade no sangue facilitando a respiração.

Em casos graves, a transfusão de sangue ou de medula óssea pode ser indicada, em alguns casos podendo até curara-la. Entretanto, esse tipo de tratamento pode apresentar riscos, então, consulte seu médico sobre a viabilidade.

Aqui na VidaClass você pode contar com os principais pediatras e médicos do Brasil, a preços acessíveis.  Acesse o nosso site e saiba mais.

Deixe um comentário

Por favor, seja educado. Nós gostamos disso. Seu e-mail não será publicado e os campos obrigatórios estão marcados com "*"